PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ADRIANO PEREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIANO PEREIRA DA SILVA
DATA : 19/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)
TÍTULO:

SELEÇÃO DE FORNECEDORES COM BASE NO CUSTO TOTAL DE AQUISIÇÃO PARA IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA OPERANDO EM CICLO RANKINE ORGÂNICO.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão da Cadeia de Abastecimento. Seleção de Fornecedores. Custo Total de Aquisição. Ciclo Rankine Orgânico. Compra Estratégica.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Para entender as funções de negócios, se torna fundamental o entendimento do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos, sendo a supervisão de materiais, finanças e informações quando eles se movem do fornecedor para o fabricante, para o atacadista, para o varejista e, finalmente, para o consumidor por meio de um processo predefinido. Também envolve a coordenação e integração desses processos dentro e entre as empresas. A gestão da cadeia de suprimentos representa a visão geral e a otimização das cadeias de suprimentos físicas e digitais, desde os fornecedores de matéria-prima até o consumidor final. Esta, por sua vez eficiente, permite processos de abastecimento e produção a preços competitivos e um fluxo constante na cadeia de valor. Por meio disso, a seleção de fornecedores, junto com sua avaliação e medições contínuas, são processos organizacionais importantes. A seleção de fornecedores depende de várias técnicas de avaliação que incluem métodos quantitativos e qualitativos, ao mesmo tempo, muitas organizações continuam a selecionar fornecedores com base na experiência e intuição, abordagens seletivas e não confiáveis. Por isso, o Custo Total de Aquisição aparece como ferramenta para identificar o total de todos os custos resultantes da aquisição de um produto e os custos envolvidos na utilização do produto durante o seu período de uso. A partir disso, este trabalho propõe um modelo para oferecer, do ponto de vista estratégico, a aplicação de seleção de fornecedores com base no Custo Total de Propriedade, voltada a um grupo de geração de energia (Global Participações em Energia), cujos equipamentos direcionaram o estudo compõem o Ciclo de Rankine Orgânico. A metodologia integra a incorporação de todos os custos envolvidos, de forma a identificar as etapas necessárias à análise da seleção de fornecedores. Por isso, explora uma abordagem inovadora, que fornece suporte para as decisões de investimento e gestão da organização. Consequentemente, permite orientar as opções de arranjos industriais, possibilitando a implementação de soluções diagnósticas para um conjunto de ativos, mantendo uma perspectiva sistêmica e conduzida ao longo do ciclo de vida do equipamento. Posteriormente, este trabalho entendeu que a seleção correta de fornecedores, de acordo com os aspectos de compras estratégicas e Gestão da Cadeia de Suprimentos, afetando os objetivos primordiais de redução de custos, mitigação de riscos e melhor atendimento.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - João Carlos Gonçalves dos Reis
Externo ao Programa - 1817597 - ADONIAS MAGDIEL SILVA FERREIRA
Presidente - 1220619 - FRANCISCO GAUDENCIO MENDONCA FREIRES
Notícia cadastrada em: 14/07/2021 08:06
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA