PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: EDMARA DOS SANTOS DRIGO

DISCENTE : EDMARA DOS SANTOS DRIGO
DATA : 15/06/2021
LOCAL: videoconferência na plataforma RNP (sala PEI-UFBA)

ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO NO SETOR OPERACIONAL USANDO EQUAÇÕES ESTRUTURAIS: UMA FERRAMENTA DE APOIO AO GERENCIAMENTO DA INFORMAÇÃO

ANFIS. Comunicação Operacional. Comunicação no Chão de Fábrica. Comunicação Organizacional. Equações Estruturais. Gerenciamento da Informação.

A ausência de ações para o gerenciamento da informação na esfera operacional (no chão de fábrica) afeta a qualidade da comunicação neste setor. Os problemas de comunicação, por sua vez, podem impactar negativamente na segurança operacional e na cultural organizacional. Assim, o presente trabalho propõe um modelo para analisar a comunicação no setor operacional usando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Apresentou-se um modelo matemático formando por 1 variável latente exógena, a gestão do conhecimento, e 4 variáveis endógenas: (i) comunicação oral; (ii) comunicação escrita; (iii) interação do homem com as tecnologias de informação e comunicação; e (iv) a própria comunicação operacional. Após essa análise, e utilizando o mesmo banco de dados, foi desenvolvido um estudo suplementar a partir da modelagem de um sistema neuro-fuzzy adaptativo para avaliar o gerenciamento da informação no setor operacional. O estudo de caso foi realizado em uma região de produção de petróleo onshore situada na região Nordeste do Brasil. Para a coleta dos dados utilizou-se um questionário estruturado com resposta em escala Likert. Após teste do modelo utilizando equações estruturais, 6 das 9 hipóteses propostas no modelo teórico foram suportadas. O modelo foi eficaz para analisar as relações entre a variável latente e seus indicadores associados e para compreender as relações causais entre as variáveis latentes. Os resultados mostraram que a comunicação operacional acontece por meio da interação do homem com as tecnologias de informação e comunicação, sendo influenciada pelas ações da gestão do conhecimento em 77%. O resultado do modelo neuro-fuzzy mostrou que o gerenciamento de informações no chão de fábrica melhora à medida que ações são realizadas para adquirir, armazenar e distribuir informações. O modelo apresentou contribuições relevantes para o refinamento da teoria e contribuições práticas para apoiar o gerenciamento da informação no chão de fábrica.

Interno(a) - 2199115 - CRISTIANO HORA DE OLIVEIRA FONTES
Externo(a) à Instituição - Carlos Manuel Taboada Rodriguez