PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ADRIANO PUGLIA LIMA

DISCENTE : ADRIANO PUGLIA LIMA
DATA : 15/06/2023
LOCAL: Sala de Congregação da Escola Politécnica da UFBA.

TECNOLOGIA SOCIAL PARA RECICLAGEM DE PLÁSTICO.

Reciclagem Local - Oficina de Transformação. Plástico Pós Consumo. Tecnologia Social.

A poluição causada pelo consumo excessivo e pelo descarte inapropriado de plástico é um problema que ameaça a vida na terra. A indústria da reciclagem, da forma como está organizada atualmente, não consegue mitigar o problema: produção e descarte têm aumentado paulatinamente. Este trabalho apresenta uma tecnologia social para reciclagem local de plástico, simples, de baixo custo e eficaz. Foram projetados e construídos 11 equipamentos que permitem a produção de placas e barras maciças a partir de polipropileno pós consumo triturado. Centenas de peças foram produzidas, em diversos formatos, cores e tamanhos. Finalizada a fase de desenvolvimento e a realização de testes em laboratório, os equipamentos foram levados para aplicação em campo, no Povoado de Pedra Furada, em Sergipe, onde foi instalada a primeira Oficina de Transformação, espaço no qual o plástico descartado é transformado em objetos de valor por pessoas sem formação técnica. Diversos objetos produzidos na Oficina de Transformação já foram comercializados, mostrando um potencial de mercado para este tipo de produto. Acreditamos que, escalando esta tecnologia, será possível contribuir para a reduzir os impactos causados pelo descarte inapropriado de plástico e, mais importante, gerar trabalho decente e renda para pessoas sem formação técnica, que normalmente estão à margem do mercado de trabalho.

Externa à Instituição - MIRTANIA ANTUNES LEAO - IFBA
Externo ao Programa - 671988 - PAULO ALBERTO PAES GOMES - nullPresidente - 1568172 - ROSANA LOPES LIMA FIALHO
Notícia cadastrada em: 09/06/2023 09:17