PEI PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL (PEI) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: ERON PASSOS ANDRADE

DISCENTE : ERON PASSOS ANDRADE
DATA : 15/02/2023
LOCAL: Sala de videoconferencia RNP-UFBA-PEI

VISUALIZANDO A HÉLICE TRÍPLICE: CONTRIBUIÇÕES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS AO PROCESSO DE INOVAÇÃO

Inovação Tecnológica. Hélice Tríplice. Universidades. Análise Textual Discursiva. Análise Hierárquica de Clusters. Análise por Componentes Principais. Escalonamento Multidimensional

Dada a importância do conhecimento no modelo da Hélice Tríplice (HT), este trabalho propõe visualizar a HT por meio de técnicas matemáticas e estatísticas aplicadas a dados de universidades públicas brasileiras e compreender a contribuição dessas instituições para o processo de inovação tecnológica. Inicialmente, adotou-se a abordagem predominantemente qualitativa da Análise Textual Discursiva (ATD) para analisar dados textuais dos abstracts de 48 textos, entre artigos publicados em periódicos, anais de eventos e capítulos de livros indexados nas bases Scopus e Web of Science. Em seguida, valendo-se de análises multivariadas exploratórias, aplicou-se a abordagem quantitativa em dois momentos. No primeiro, foram utilizadas duas ferramentas, agrupamento hierárquico de clusters (HC) e análise de componentes principais (PCA), em um conjunto de dados com doze variáveis. No segundo, usou-se HC e escalonamento multidimensional (MDS), considerando 76 variáveis. Em ambos, os objetos de estudo foram oito universidades brasileiras e o recorte de tempo entre 2008 e 2015. Esta abordagem quali-quantitativa permitiu visualizar a HT em termos de suas hélices, considerando a aplicação de diferentes técnicas estatísticas de frequência, além das análises multivariadas exploratórias. A PCA sugeriu ainda que grande parte da variância dos dados pôde ser resumida em três componentes principais. O sistema complexo, envolvendo questões universitárias endógenas em um contexto regional e nacional, possibilitou que a partir da HC, em consonância com a PCA, fossem identificados quatro principais clusters universitários, enquanto na HC em conjunto com o MDS, dois agrupamentos foram observados. Esses procedimentos quali-quantitativos minimizaram subjetividades do modelo teórico da HT. Por fim, notou-se que a contribuição das universidades brasileiras para a inovação tecnológica encontra-se distante da proposta do modelo da HT.

Externa à Instituição - Ana Lúcia Vitale Torkomian - UFSCAR
Externa à Instituição - Paula Meyer Soares - UnB
Externa ao Programa - 1078693 - ANGELA MACHADO ROCHA - nullExterno à Instituição - ANGELO CONRADO LOULA - UEFS
Presidente - 1675191 - MARCIO LUIS FERREIRA NASCIMENTO