Banca de DEFESA: FLORITA CUHANGA ANTONIO TELO

DISCENTE : FLORITA CUHANGA ANTONIO TELO
DATA : 22/03/2019
LOCAL: Casa de Angola na Bahia Dos Veteranos 5, 41215 Salvador

Decidi que a maternidade não é minha “vibe”: a construção da autonomia reprodutiva por mulheres angolanas que escolheram não ter filhos ou tiveram apenas um

Angola. Mulheres. Autonomia Reprodutiva. Direitos Reprodutivos. Pós-Colonial.

Esta pesquisa se debruça sobre a autonomia reprodutiva em Angola. Desde uma perspectiva pós-colonial, fazemos uma análise crítica ao conceito dos direitos reprodutivos, de onde advém a definição de autonomia reprodutiva. É a partir do resultado desta problematização que analisamos o processo de construção da autonomia reprodutiva em Angola. Através de uma pesquisa qualitativa, que privilegia a etnografia, a tese analisa a construção da autonomia reprodutiva em Angola, por meio das histórias de vida de cinco mulheres angolanas que escolheram não ter filha/o, ou ter apenas um/a. Para tal são exploradas as concepções de gênero, mulher, família e maternidade nas múltiplas culturas locais, bem como as trazidas pela colonização. Constatamos assim que o ponto central é a autopercepção de que se é sujeito de direitos, que pode fazer as suas próprias escolhas. Esta visão do self é construída mediante o modelo materno (e paterno) que tiveram dentro de casa. Um contexto em que as categorias mãe – mulher – esposa são tidas como interligadas, mas não indissociáveis. Outrossim, a autonomia reprodutiva é exercida de modo compartilhado entre a mulher e a família materna, mais do que com marido, principalmente por representar a continuidade da família, do nome, da cultura. A gravidez não é um ato isolado e diz respeito a todas/os. Entretanto, as transformações da organização familiar e social têm propiciado uma mudança de paradigma reprodutivo, dando lugar a novas formas de exercício da autonomia reprodutiva.

Presidente - 2097290 - FELIPE BRUNO MARTINS FERNANDES
Interno - 376.957.705-15 - ANGELA LUCIA SILVA FIGUEIREDO - UNICAL