PPGBIOEVO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E EVOLUÇÃO (PPGBIOEVO) INSTITUTO DE BIOLOGIA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de DEFESA: THAMIRES BRITO CUNHA BOMFIM

DISCENTE : THAMIRES BRITO CUNHA BOMFIM
DATA : 28/11/2023
LOCAL: Salvador, Bahia

Diversidade de Fungos Micorrízicos Arbusculares associados à Comanthera mucugensis (Giul.) L.R.Parra & Giul. no município de Mucugê, Chapada Diamantina, BA

Glomeromycota; Bahia; Diversidade; Fogo

Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) possuem elevada importância ecológica por realizarem associações com as raízes da maioria das espécies vegetais existentes. Cerca de 90% das espécies vegetais fazem este tipo de associação, denominada micorrizas. Os FMA permitem maior absorção de nutrientes do solo ao expandir o sistema radicular dos vegetais por meio do seu micélio, proporcionando ao hospedeiro maior tolerância a estresses bióticos e abióticos. A Comanthera mucugensis é uma planta conhecida popularmente como sempre-viva, possuindo elevada importância para a região de Mucugê, na Chapada Diamantina - Bahia. Considerando a importância sociocultural das sempre-vivas aliado à sua importância ecológica, torna-se importante conhecer como essa espécie interage com a microbiota edáfica, compreendendo principalmente qual a diversidade de FMA em áreas afetadas e não afetadas por evento de fogo. Neste sentido, o conhecimento sobre a ocorrência e distribuição de espécies de FMA torna-se importante para entender a dinâmica nesses locais. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar a diversidade de FMA na rizosfera da C. mucugensis no município de Mucugê, em áreas afetadas e não afetadas pelo fogo. O estudo foi realizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina e no Projeto Sempre-Viva, localizados no município de Mucugê. Foram coletadas amostras de solo em 9 áreas: 3 áreas intituladas de controle (CO 01, CO 02 e CO 03), 3 em uma área que passou por fogo em 2015 (A1, A2 e A3) e 3 que passou por fogo em 2020 (A4, A5 e A6). Os glomerosporos foram extraídos de 50 g de solo usando a técnica de peneiramento úmido, e em seguida quantificados e separados por morfotipos e montados em lâminas com PVLG e PVLG e Melzer para análise morfológica e identificação das espécies de FMA. Todas as análises estatísticas e ecológicas foram conduzidas com auxílio do R. Trinta e três espécies de FMA foram identificadas, distribuídas em 14 gêneros e 10 famílias. A família Acaulosporaceae foi a mais representativa com 10 espécies. O menor número de glomerosporos e maior diversidade de FMA foi observada em AAF, indicando efeito do fogo sobre esses parâmetros. A análise PERMANOVA mostrou que a área AAF apresenta a composição da comunidade de FMA distinta das demais áreas, o que pode estar selecionando espécies e ocasionando perda de habitat. Estes resultados inferem que o fogo afeta negativamente a produção de glomerosporos e modifica a comunidade de FMA presentes no solo.

Interna - 1646424 - BIANCA DENISE BARBOSA DA SILVA
Externa à Instituição - JOANA SUASSUNA DA NÓBREGA VERAS - UFPE