PPGDANCA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA (PPGDANCA) ESCOLA DE DANÇA Teléfono/Ramal: No informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSELIA LOBATO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSELIA LOBATO SILVA
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Sala de videoconferência Google Meet / UFBA

O CENÁRIO DA DANÇA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: OS DESCOMPASSOS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NOS CURRÍCULOS DE ARTE DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Ensino de dança. Políticas educacionais. Ensino médio integrado. Institutos Federais.

Esta pesquisa de doutorado investiga as propostas do ensino de dança que compõem o campo de conhecimento da arte ofertado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF que têm como base a educação profissional e tecnológica com atuação nos cursos técnicos, a maioria no ensino médio integrado. A partir da promulgação da Lei n.º 13.415 de 2017, que modificou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, n.º 9.394/96, busca-se compreender de que maneira as artistas-docentes percebem o processo de implementação da reforma e quais as possíveis implicações na organização do currículo de dança no ensino médio dos IF. Distintas concepções teóricas e pedagógicas podem contribuir com os fundamentos da dança no processo formativo, ainda assim persistem interpretações equivocadas a respeito do ensino dessa arte nos ambientes educacionais. Como aporte teórico são abordadas as ideias pedagógicas propostas nas diretrizes legais em vigência no sistema educacional brasileiro, iniciando com as discussões crítico-reflexivas sobre a Reforma do Ensino Médio, a partir das análises de Kuenze (2017); Frigotto; Ramos (2016); Silva (2018) e demais. Abordagem sobre questões da colonialidade na formação do sistema social e da decolonialidade, segundo Quijano (2010); Grosfoguel (2019), Gomes (2019), e as articulações com o objeto de pesquisa, uma vez que o ensino de Dança está inserido na realidade sociocultural, econômica e política brasileira constituída pela colonização. A respeito das distintas abordagens da arte e da dança nas políticas públicas na educação básica, destacam-se Barbosa (2018), Matos (2014) e Marques (2010), Vieira (2019) e demais referencias; sobre o histórico da Rede Federal de educação, Pacheco (2011), Vidor et. al., (2011), dentre outros. O processo investigativo apresenta a pesquisa qualitativa que envolve o significado das questões implicadas no cotidiano escolar, trazendo uma concepção reivindicatória/participatória (CRESWELL, 2010). E como uma metodologia derivada da Investigação Educacional Baseada nas Artes (IEBA), adota-se a “a/r/tografia” (IRWIN, 2013)) constituída nas ideias que envolvem vivência na arte, na docência e na pesquisa.  Como etapa final desta investigação, realizada a partir do recolhimento dos dados no campo de pesquisa, será realizada uma artografia dos territórios moventes da presença da dança no ensino médio integrado diante das políticas educacionais em execução nos distintos Institutos Federais.

Presidente - 2300942 - LUCIA HELENA ALFREDI DE MATOS
Interna - 1674636 - LENIRA PERAL RENGEL