Banca de DEFESA: IAGO ITA DE ALMEIDA PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IAGO ITA DE ALMEIDA PEREIRA
DATA : 10/02/2021
HORA: 13:30
LOCAL: Defesa Virtual
TÍTULO:
Ocas Populares: uma Interpretação Propositiva sobre a Gestão em Organizações Culturais Populares

PALAVRAS-CHAVES:

Organizações Culturais Populares; Gestão Cultural; Estudos Organizacionais; Gestão Social


PÁGINAS: 151
RESUMO:

Esta pesquisa se debruçou sobre um conjunto específico de iniciativas organizacionais chamado, no âmbito deste trabalho, de organizações culturais populares. Tais atores correspondem aqueles grupos e entidades que desenvolvem atividades culturais de forma territorializada, comunitária e sem finalidade lucrativa. A problemática definida para este processo de investigação parte de uma constatação teórica e empírica: a invisibilização da gestão em organizações culturais populares. Essas organizações são recorrentemente vistas como pouco críveis ou rudimentares em termos de gestão, uma vez que operam a partir de uma racionalidade divergente do secular paradigma da gestão empresarial. Do ponto de vista prático, isso tem gerado a imposição da visão empresarial sobre elas, como um modelo a ser seguido; a adoção de métricas gerencialistas, que avaliam a utilidade dessas organizações a partir de uma ideia de eficiência e eficácia; a utilização de instrumentos inadequados para mediar a relação entre elas e o Estado; a ausência de ferramentas de gestão que sejam coerentes com a racionalidade dessas organizações, entre outras consequências relacionadas com a incompreensão e invisibilização da gestão nesse tipo de organização. Diante disso, a pesquisa teve como objetivo geral produzir conhecimento aplicado relativo aos saberes e práticas em gestão de organizações culturais populares. Como resultados de um percurso metodológico que envolveu pesquisa de campo e desenvolvimento de produtos, o estudo gerou um modo de interpretar o fazer gestão nessas organizações, compreendendo-as por meio de uma metáfora: organizações culturais são ocas em seus territórios, traçando uma relação com as habitações tradicionais indígenas. Além desse resultado de cunho mais analítico, dois produtos tecnológicos foram criados: o primeiro deles foi um e-book com um conjunto de casos para ensino em gestão, material de finalidade pedagógica, a ser utilizado em processos de ensino-aprendizagem, dentro ou fora da academia. Tal material foi construído a partir de práticas, relatos e situações reais de dez organizações culturais, das cinco regiões do Brasil, que atuam com diferentes expressões artístico-culturais em seus territórios; o segundo produto foi uma ferramenta de gestão, em formato de brinquedo, voltada para a mediação de diálogo e reflexão interna em organizações culturais populares. O brinquedo, chamado Carimboca, utiliza-se de dimensões e perguntas geradoras para criar um momento lúdico de autoavaliação coletiva entre os membros da organização. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo(a) ao Programa - 3498627 - EDGILSON TAVARES DE ARAUJO
Presidente - 1095733 - GENAUTO CARVALHO DE FRANCA FILHO
Externo(a) à Instituição - LUANA VILUTIS - FLACSO
Externo(a) à Instituição - ROSANA DE FREITAS BOULLOSA - UnB
Notícia cadastrada em: 08/02/2021 14:53
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