Gamificação e desenvolvimento de competências profissionais dos operários da construção civil
Gamificação; Treinamento corporativo; Construção civil; Competências
A construção civil é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e, nos últimos anos, o principal gargalo do setor tem sido a baixa qualificação profissional dos operários. Sendo o operário um elemento indispensável no processo produtivo, torna-se necessário investir em ações de TD&E que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais e estejam adequadas às particularidades desse público-alvo. Para isso, o estudo elegeu a Gamificação como ferramenta de TD&E para facilitar o aprendizado dos operários, bem como motivar e valorizar esse público, além de melhorar as condições de trabalho no canteiro de obras. O estudo tem como objetivo geral propor um guia para orientar a elaboração de treinamentos gamificados que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais dos operários da construção civil. Os objetivos específicos foram: Conhecer os operários da construção civil acerca da idade, escolaridade, função que ocupa na empresa, interesses e objetivos profissionais e pessoais, entre outros, tendo como base o Mapa de empatia; Identificar as competências profissionais dos operários que são mais desejáveis no contexto da construção civil, tendo como base a percepção dos atores sociais mais relevantes; Identificar os elementos da Gamificação mais adequados para o TD&E de operários, de acordo com o perfil do jogador; Identificar as estratégias de ensino-aprendizagem mais adequadas às especificidades dos operários, tendo como base o perfil do aprendiz; Integrar os elementos da Gamificação e as estratégias de ensino-aprendizagem de forma que auxiliem no desenvolvimento das competências profissionais dos operários da construção civil. O trabalho é uma pesquisa qualitativa e utilizou como estratégia o estudo de caso, sendo escolhida uma média empresa da construção civil com matriz em Salvador-BA para compor a pesquisa de campo. A metodologia foi dividida em três fases: Diagnóstico do público-alvo; Levantamento de competências, elementos da Gamificação e estratégias de TD&E; Síntese e proposta da TGS. As contribuições do estudo foram uma pesquisa teórico-empírica, que proporcionou uma aproximação significativa da temática do TD&E com a realidade vivida no canteiro de obras; e a proposição de um guia para orientar a elaboração de treinamentos gamificados que estimulem o desenvolvimento de competências profissionais dos operários da construção civil, sendo essa ferramenta a Tecnologia de Gestão Social (TGS).