Banca de DEFESA: LADJANE BARBOSA DOS SANTOS

DISCENTE : LADJANE BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 15/12/2023
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/renata-alvarez-rossi

(TRANS) FORMAÇÕES DE PRÁTICAS DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NO COLÉGIO E. P. C. VALADARES - SANTA BÁRBARA-BA

gestão democrática, escola pública, participação social

Essa pesquisa traz como objeto de estudo a relação entre gestão, participação e democracia no contexto de uma escola pública da rede estadual de ensino da Bahia. O estudo partiu da seguinte questão central: como a gestão do Colégio Estadual Carlos Valadares pode estimular a mobilização da comunidade escolar nas discussões dos temas centrais para o desenvolvimento territorial onde se insere, particularmente, no município de Santa Bárbara (BA)? Partimos do pressuposto de que a gestão escolar democrática é elemento chave para o engajamento de estudantes, pais, mães, professores, gestores, representantes de movimentos sociais e poder público na criação de espaços e ferramentas de compartilhamento de informações e participação. A escola foi selecionada como campo de investigação em função do seu papel na sociedade diante da (trans)formação provocada pela gestão democrática assumida pela pesquisadora no sentido de impulsionar a busca da colaboração e participação social na gestão, face aos desafios vivenciados no campo da aprendizagem dos alunos que, cotidianamente, interferem no desenvolvimento local com a prática democrática e cientifica. A pesquisa se fundamenta em autores como Lima (2007), Santos (2000), Freire (1996), Milani (2004), Gohn (2013), Fischer (2014), dentre outros. Quanto à abordagem metodológica, trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que descreve e analisa os efeitos de ações da gestão democrática no contexto educacional. A investigação contou com os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, análise de documentos, dentre os quais os registros atas, prestação de contas, relatórios, portifólio, folder, revista, jornal, mídias digitais e registros iconográficos, mapas, projetos e planos de ações. Os resultados da pesquisa revelam a relevância da gestão democrática na transformação de projetos de vida da comunidade escolar. A gestão buscou pautar suas ações tomando como referência a realização de projetos interdisciplinares de intervenção local para a melhoria da qualidade de vida de todos. Foi possível identificar como a gestão democrática no CEPCV favoreceu o engajamento coletivo da comunidade e a produção de iniciativas de desenvolvimento local no município de Santa Bárbara (BA). Embora tenham sido observadas algumas contradições durante o processo da pesquisa, no que tange a interferência das políticas da gestão municipal e estadual algumas vezes conflitantes com os interesses da própria escola investigada, os resultados apontaram mudanças positivas em toda comunidade escolar.

Presidente - 1577273 - RENATA ALVAREZ ROSSI
Interno - 1289633 - ANDRE LUIS NASCIMENTO DOS SANTOS