Banca de DEFESA: ANELIZE BARBOSA DOS SANTOS

DISCENTE : ANELIZE BARBOSA DOS SANTOS
DATA : 30/11/2023
LOCAL: Escola de Administração

FORMAÇÃO PROFISSIONAL E VALORIZAÇÃO DOS SABERES DO MAR NO TERRITÓRIO DA PENÍNSULA DE ITAPAGIPE – SALVADOR/BA

Economia do Mar, Qualificação Profissional, Pedagogia da Alternância, Pesca Artesanal, Saberes.

A economia do mar do país envolve duzentos e oitenta municípios em dezessete estados do país, desempenhando um importante papel na economia brasileira ao possibilitar geração de renda e contribuir na garantia de alimentação de comunidades vulneráveis, contudo não existem dados e estatísticas que possibilitem análise e contabilização da contribuição econômica dos recursos disponibilizados pelo mar, consequentemente existe uma lacuna na produção do conhecimento sobre a formação profissional neste segmento. Este trabalho tem como objetivo discutir a formação profissional para a inserção produtiva não precarizada no mundo do trabalho na economia do mar no território da Península de Itapagipe – Salvador/Ba alinhada com a política de qualificação profissional. A promoção e valorização da economia do mar pelos órgãos vem aumentando gradativamente, a exemplo do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da cidade do Salvador, com tópicos voltados para (re)qualificação do segmento náutico na Baía de Todos os Santos, além de prever a elaboração do Plano de Bairros de Itapagipe que inclui a qualificação de mão de obra voltada para o segmento e a restauração de antigos espaços para abrigarem atividades ligadas ao segmento náutico e o Prodetur Nacional Bahia que apresenta um diagnóstico nas dimensões econômica, social, ambiental e demográfica voltado ao turismo e atividades náuticas em toda Baía de Todos os Santos. Entretanto, tais investimentos demonstram um abordagem voltada a atender ao setor produtivo principalmente no aspecto turístico, deixando a parte uma das atividades produtivas mais antigas da existência humana, a pesca artesanal.A metodologia utilizada para elaboração do presente trabalho teve como referência a pesquisa bibliográfica de documentos oficiais de órgãos públicos, banco de dados do QUALISalvador, relatórios e planilhas da Coordenação de Qualificação Profissional (COQUAP/SETRE/Governo do Estado), entrevistas semi-estruturadas com pescadores artesanais e gestores públicos, além da realização do grupo focal com pescadores integrante de uma cooperativa. O presente trabalho buscou dialogar com autores que discutem a temática da precarização do trabalho e o conceito de Economia do Mar. Como resultado será apresentado como Tecnologia de Gestão Social – TGS um modelo de ementas e proposta de formação profissional direcionados a capacitação de pescadores artesanais, considerando valores e saberes aliados a utilização da Pedagogia da Alternância. A alternância proporciona um confronto entre os campos culturais: a cultura de local, do território de onde vem o educando e onde mora com sua família, com sua maneira de ser, de pensar, de falar sua linguagem, suas expressões, suas referências, sua cultura profissional; a cultura da escola, suas finalidades, seu ambiente e suas próprias referências. Neste sentido, constata-se que embora a pesca artesanal comprove seu potencial na geração de renda e significativa participação na economia, os investimentos ainda são pequenos, contudo, se faz necessário voltar os olhos para as riquezas que o mar continua a oferecer nos seus diferentes aspectos, sejam eles culturais, ambientais, religiosos, econômicos, alimentares, entre outros, para o bem da sociedade e do mundo.

Presidente - 1577273 - RENATA ALVAREZ ROSSI
Interna - 1978310 - TANIA MOURA BENEVIDES