PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MECATRÔNICA (PPGM) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: (71) 3283-9742/9742

Banca de DEFESA: RAFAEL SANTANA QUEIROZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAEL SANTANA QUEIROZ
DATA : 11/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Sala 2.1.09 Cimatec
TÍTULO:

UMA ABORDAGEM BASEADA EM APRENDIZAGEM PROFUNDA E FUSÃO DE DADOS MULTISENSORIAIS PARA DETECTAR E CLASSIFICAR DEFEITOS EM CASCOS DE NAVIOS


PALAVRAS-CHAVES:

Bioincrustação;Ensaios Não Destrutivos; Robotização; Limpeza de casco de navio; Método de Taguchi


PÁGINAS: 114
RESUMO:

A inspeção de cascos de navios requer o uso de mais de uma técnica de inspeção não destrutiva para detectar diferentes tipos de defeitos. Dependendo da idade e do tamanho do ativo inspecionado, um grande volume de dados de inspeção pode ser gerado, tornando a análise trabalhosa e suscetível a erros por fadiga humana.
Este trabalho tem como objetivo apresentar uma abordagem para agilizar a análise de dados e reduzir erros humanos através da fusão de dados multissensoriais para detectar e classificar defeitos em cascos de embarcações. Para validar a abordagem desenvolvida, um experimento é conduzido em ambiente controlado, no qual uma placa de teste é inspecionada por três sistemas de diferentes naturezas físicas: câmera, correntes parasitas magnéticas e ultrassom.
Os dados coletados neste experimento são utilizados para desenvolver três classificadores – cada um para uma técnica –, dos quais dois são feitos baseados em redes neurais artificiais, dada a complexidade dos dados. Os classificadores são então fundidos no nível de decisão, gerando um mapa de segmentação de defeitos colorido e fácil de interpretar, onde cada cor representa um tipo específico de defeito. Por fim, também é proposto um modelo de relatório técnico contendo informações sobre cada detecção, como tipo, localização e área, que pode ser útil para fins de monitoramento da saúde estrutural.
Este trabalho representa um avanço na tecnologia de inspeção de grandes estruturas ao explorar a complementaridade de sistemas multissensoriais. Embora a estratégia tenha sido exemplificada num cenário de inspecção de embarcações, ela aplica-se a outros sistemas que inspeccionam grandes áreas. A fusão de classificadores representa economia de tempo nas análises, redução de custos operacionais e aumento de segurança através da mitigação de dúvidas quanto à classificação de defeitos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.545.375-** - HERMAN AUGUSTO LEPIKSON - UFBA
Interno - 2276528 - LEIZER SCHNITMAN
Externo à Instituição - RODRIGO SANTIAGO COELHO - CIMATEC
Externo à Instituição - IVAN COSTA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 20:18
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA