PPGM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MECATRÔNICA (PPGM) ESCOLA POLITÉCNICA Teléfono/Ramal: (71) 3283-9742/9742

Banca de DEFESA: ALAM ROSATO MACÊDO

DISCENTE : ALAM ROSATO MACÊDO
DATA : 22/12/2023
LOCAL: Escola Politécnica: https://meet.google.com/gqr-kazv-jvf

MODELAGEM VEICULAR QUASE-ESTÁTICA APLICADA A PREDIÇÃO DO TEMPO MÍNIMO DE VOLTA

Simulação, Tempo de Volta, Otimização, Mínimo, Manobra.

Neste trabalho, um novo método para a modelagem quase-estática de veículos de competição foi desenvolvido. O método utiliza apenas informações facilmente disponíveis para categorias amadoras de competição automotiva. Um problema de otimização foi formulado para determinar o traçado ótimo e um novo método de otimização foi desenvolvido para realizar a otimização do traçado. Este novo método (Método do Gradiente Duplo) permite prever linhas de corrida descritas por splines cúbicas (problemas resolvidos na maioria dos casos por métodos estocásticos) em tempo semelhante aos métodos determinísticos. Solucionar o problema de minimização do tempo de volta utilizando um método gráfico de otimização mostrou ser viável e aplicável. O método do Gradiente Duplo foi avaliado em comparação a quatro outros métodos de otimização capazes de otimizar o traçado graficamente e foi o único a executar a simulação em tempo hábil para que a análise possa ser executada durante eventos esportivos.

Presidente - 2042003 - MARCUS VINICIUS AMERICANO DA COSTA FILHO
Externo ao Programa - 2411885 - DANIEL DINIZ SANTANA - UFBAExterno à Instituição - GUSTAVO ARTUR DE ANDRADE - UFSC
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 20:18