OS MISTÉRIOS DE CLARICE: NARRATIVAS DE PROFESSORAS EGRESSAS DA PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DO PARFOR/UFBA SOBRE A FORMAÇÃO
Formação docente. Egressos. Parfor. Narrativas. Profissional reflexivo.
Esta pesquisa teve por objetivo compreender a percepção de professoras sobre a formação docente, a partir de uma política pública educacional situada, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), por entendê-lo em sua especificidade de formar docentes que atuam na rede pública da educação básica. Buscou-se na primeira turma de professoras egressas do Parfor no curso de licenciatura de Pedagogia na UFBA, a percepção sobre essa formação recebida e seus desdobramentos na prática docente aos processos que engendram a formação em si. O levantamento bibliográfico sobre egressos do Parfor, articulado as discussões teóricas sobre a formação docente e seus elementos que constituem o profissional docente, apresentaram-se como subsídios valiosos para compreender a formação docente e sua repercussão na maneira como entendemos a educação hoje. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, amparada na fenomenologia, a entrevista narrativa se inseriu como um elemento fulcral da investigação, entendendo que as professoras egressas, a partir de suas percepções, materializaram-se como protagonistas sociais que, criadoras de saberes legítimos, produzem descrições, entendimentos e análises sobre suas experiências formativas. Concluímos que, visibilizar a voz de professoras sobre como percebem seus processos formativos em articulação as suas práticas, assume a potencialidade reflexiva, caracterizada como uma dimensão da profissão docente, elemento estruturante para se pensar as políticas públicas educacionais sob a ótica de quem as vivencia, evidenciando suas necessidades a partir da própria experiência.