Corpos e cultura local como conhecimento escolar no tempo presente: um olhar interdisciplinar da geografia em uma escola pública do ensino médio de Salvador, Bahia
corpos e culturas; educação escolar; história do tempo presente; ensino interdisciplinar e geografia; FLIPA
Pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), Linha Educação, Cultura Corporal e Lazer, no âmbito do Grupo de Pesquisa Historia da Educação, Cultura Corporal, Lazer, Meio Ambiente e Sociedade (HCEL/UFBA/CNPq). Na busca de compreender intencionalidades educativas, objetivou-se refletir sobre processos educacionais envolvidos na elaboração e realização de um projeto curricular em uma escola pública de ensino médio, no aglomerado de bairros do Nordeste de Amaralina, de Salvador, Bahia. Em específico: (1) compreender como a escola compôs o projeto FLIPA no período da pandemia do COVID-19 e (2) refletir sobre as concepções de corpo e de cultura local tratados no projeto (elaboração e execução). Pesquisa histórica do tempo presente, de abordagem qualitativa, utilizando referencias, documentos e narrativas decorrentes de entrevistas e observação. Privilegiou-se o campo da educação e interdisciplinaridade em diálogo com a geografia, de perspectiva multireferencial. Dos resultados, destacou-se compreensões do corpo e cultura local e a valorização de um ensino amoroso e sensível nos processos educacionais. Um ensino onde a sensibilidade opõe-se a insensibilidade. O Corpo (físico e psíquico) que habita o geoide em que vivemos (o planeta terra) é um corpo só. O mundo é vivenciado no espaço escolar de corpo inteiro. Depreendemos o projeto FlIPA como necessário pelas conexões entre o conhecimento curricular e o contexto do escolar, corpos e culturas, em perspectiva interdisciplinar. Consideramos fundamental oportunizar relações do que se constrói com a condição terrígena que é corporal. Na geografia esta compreensão é relevante por ter o GEO (terra) como seu ponto focal.