Banca de DEFESA: THAISA LEAL COSTA

DISCENTE : THAISA LEAL COSTA
DATA : 11/06/2021

DESAFIOS DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS DIRETORES DAS UNIDADES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Desafios; Gestão Universitária. Direção de Unidades Universitárias Federais

Os gestores universitários lidam com diversos desafios para exercer a sua função, seja por conta da estrutura organizacional complexa, da cultura ou da ausência de políticas públicas e institucionais que promovam melhores condições no exercício da função. O presente estudo tem como objetivo geral compreender os desafios vivenciados pelos diretores das Unidades Universitárias da Universidade Federal da Bahia. Para tanto, foram inqueridos 18 diretores por meio de questionário composto por questões fechadas e abertas. A pesquisa é de natureza exploratória e utilizou técnicas qualitativas e quantitativas de análises. Os resultados da pesquisa revelam que os principais desafios dos participantes na gestão são: a escassez de recursos financeiros, o excesso de burocracia. A partir da pesquisa, conclui-se que as dimensões mais desafiantes na rotina dos diretores da UFBA: 1ª - dimensão econômica (falta de recursos financeiros, materiais e de pessoal); 2ª – dimensão burocrática (excesso de burocracia, de normas e complexidade da tomada de decisão); 3ª – dimensão motivacional (Excesso de trabalho e falta de recursos para exercer o trabalho), 4ª – dimensão técnica (falta de preparo/ formação e 5ª – relacional (servidores técnicos administrativos e docentes).

Externo(a) à Instituição - GEORGINA GONÇALVES DOS SANTOS - UFRB
Presidente - 2533848 - JOAO MARTINS TUDE