Banca de DEFESA: NEYLLA CAROLINA PMPONET DE ALMEIDA

DISCENTE : NEYLLA CAROLINA PMPONET DE ALMEIDA
DATA : 08/08/2023
LOCAL: Videoconferência

A INFLUÊNCIA DOS ANTECEDENTES INDIVIDUAIS E CONTEXTUAIS DA COGNIÇÃO NA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Empreendedorismo; intenção empreendedora; cognição empreendedora; universitários; antecedentes individuais da cognição; antecedentes contextuais da cognição

Tema em evidência no campo do empreendedorismo desde o início dos anos 1990, a intenção empreendedora desperta a atenção de pesquisadores que se voltam para a compreensão dos elementos que desencadeiam o comportamento empreendedor. No campo teórico, diferentes estudos abordam a intenção empreendedora, observando-se a preponderância do Modelo do Evento Empreendedor (SHAPERO,1985) e da Teoria do Comportamento Planejado (AJZEN, 1991). Reconhecendo o ato de empreender como um processo que deriva, em parte, das estruturas cognitivas dos indivíduos nos contextos em que estão inseridos, a pesquisa acerca dos elementos que influenciam a elaboração da intenção de carreira empreendedora torna-se cada vez mais relevante. Sob tal perspectiva, o objetivo desta tese foi analisar como os antecedentes individuais e contextuais da cognição influenciam a intenção empreendedora entre estudantes universitários não-empreendedores. Assim, as relações entre tais antecedentes e a intenção de explorar oportunidades e iniciar um negócio próprio é considerada estratégica nesta pesquisa. Empiricamente, tal análise foi gerada a partir dos dados coletados junto a universitários respondentes da Global University Entrepreneurial Spirit Students’ Survey (GUESSS) em 2016 e 2018, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), contabilizando-se uma amostra de 2.741 e 2.167 estudantes, respectivamente. A abordagem metodológica adotada foi quantitativa, operacionalizada por meio de análises fatoriais exploratórias, estatísticas descritivas e regressões múltiplas a partir de métodos robustos. Ao testarem-se todos os antecedentes individuais e contextuais incluídos nesta tese, conjuntamente, os resultados mostraram a autoeficácia empreendedora e as competências empreendedoras como os principais antecedentes individuais da intenção de empreender, evidenciando, também, dentre os antecedentes contextuais, que as normas subjetivas - família/ amigos/colegas têm forte poder explicativo sobre a intenção em iniciar um negócio próprio. Revelaram, ainda, o efeito positivo e significativo das covariáveis gênero e área de estudos em relação à intenção empreendedora, quando adicionados aos antecedentes individuais e contextuais.

Externa à Instituição - RUBIA OLIVEIRA CORREA - UFS
Externo à Instituição - JOSÉ MILTON DE SOUSA FILHO - UNIFOR