Banca de DEFESA: WELLINGTON PASSOS IGINO

DISCENTE : WELLINGTON PASSOS IGINO
DATA : 11/12/2023
LOCAL: https://us02web.zoom.us/j/84444513130?pwd=WXBQWjJVV2hBMENyT2t3bUVPdjR2dz09

Ensino de Sistemas Embarcados Baseado em Projeto: Exemplo de um Controlador Aplicado para Robótica

Aprendizagem Baseada em Projetos; Controlador de Tração; Sistemas Embarcados; Robótica Móvel;

Este trabalho tem como objetivo analisar de forma qualitativa e quantitativa a perspectiva de estudantes de engenharia com relação à aplicação de metodologias ativas no ensino de sistemas embarcados, especialmente a aprendizagem baseada em projeto (Project Based Learning, PBL). O uso da abordagem baseada em projetos ou em problemas visa estimular os estudantes a dar sentido prático aos conceitos
apresentados em classe. A metodologia aqui apresentada foi aplicada em turmas da disciplina ENGD33 - Programação em Tempo Real para Sistemas Embarcados da Universidade Federal da Bahia (UFBA) nos semestres 2021.2, 2022.1 e 2023.1. O conteúdo da disciplina foi apresentado através de aulas expositivas na modalidade online e videoaulas gravadas em virtude da pandemia causada pelo COVID-19. A coleta de dados ocorreu por meio de dois questionários, um aplicado no início e outro ao fim da disciplina, abrangendo 46 estudantes. Kits montados a partir de módulos eletrônicos encontrados comercialmente foram disponibilizados aos estudantes para o desenvolvimento de um firmware responsável pelas funções de telemetria, teleoperação, acionamento e controle de uma base robótica móvel omnidirecional de três rodas. Como resultado, os estudantes tiveram uma recepção geralmente positiva em relação ao processo do projeto, apresentação dos conteúdos do curso e conhecimentos necessários para compreender e realizar o projeto. A forma de transmissão das informações foi considerada interessante o suficiente para que os estudantes pudessem acompanhar as aulas, assimilar o conteúdo e se tornarem aptos a realizar o projeto, mesmo que não se sentissem capazes apenas com conhecimentos prévios.

Presidente - 1324661 - JES DE JESUS FIAIS CERQUEIRA
Interno - 1938914 - TIAGO TRINDADE RIBEIRO