Banca de DEFESA: TARSILA CARVALHO DE JESUS

DISCENTE : TARSILA CARVALHO DE JESUS
DATA : 16/03/2020
LOCAL: Instituto de Geociências - Auditório A

Vulnerabilidade Intrinseca à Contaminação do Aquífero Bambuí, Oeste da Bahia.

Aquíferos Cársticos. Vulnerabilidade de Água Subterrânea. Aquífero Bambuí. Carste do oeste da Bahia

Aquíferos cársticos são, naturalmente, sensíveis à contaminação. Suas características intrínsecas, que os tornam mais vulneráveis, e demandam o uso de metodologias adaptadas para a avaliação da vulnerabilidade diante das peculiaridades do sistema. Dentre essas características pode-se citar: heterogeneidade e anisotropia dos aquíferos, solos rasos e recarga direta feita através de sumidouros e outras feições cársticas. Esse tema vem sendo cada vez mais aplicado mundialmente e no Brasil também se percebe o crescimento. Entretanto, no estado da Bahia essa cartografia ainda é pouco trabalhada, especialmente no aquífero cárstico que predomina no oeste do estado, pertencente ao grupo Bambuí. Este trabalho teve como objetivo utilizar dois métodos de avaliação de vulnerabilidade à contaminação, COP e PI, no aquífero cárstico Bambuí, bacia hidrográfica do rio Corrente. E também um mapeamento simplificado para parte do Grupo Bambuí na Bahia. Os modelos resultantes foram satisfatórios e servem como pontapé inicial nos estudos de vulnerabilidade do carste na área. Os resultados são apresentados em forma de dois artigos, que serão submetidos às revistas South America Earth Sciences e Environmental Earth Sciences respectivamente.

Presidente - 2298240 - LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL
Interno - 1847453 - RICARDO GALENO FRAGA DE ARAUJO PEREIRA