Banca de DEFESA: MAÍRA SAMPAIO DA COSTA

DISCENTE : MAÍRA SAMPAIO DA COSTA
DATA : 05/12/2023
LOCAL: VIRTUAL

AVALIAÇÃO DA VULNERABILIDADE E PERIGO À CONTAMINAÇÃO DO AQUÍFERO SÃO SEBASTIÃO / MARIZAL, RECÔNCAVO BAIANO

Sistema aquífero Marizal/São Sebastião, Vulnerabilidade, Estatística.

O sistema aquífero Marizal/São Sebastião é a principal fonte de abastecimento de água do município de Alagoinhas e regiões circunvizinhas (Estado da Bahia). Contudo, as intervenções antrópicas na região vêm contribuir para a poluição dos solos e do meio subterrâneo. A partir desse entendimento, o presente trabalho teve como objetivo estudar a vulnerabilidade e o perigo de contaminação do sistema aquífero em questão, associado ao estudo de qualidade das águas a partir de ferramentas estatísticas. Em estudos bibliográficos, foram analisados os principais métodos de investigação de vulnerabilidade de aquíferos em diferentes ambientes geológicos, selecionando as metodologias GOD, DRASTIC, AVI e COP como os mais relevantes na atualidade. Diante de comparações estabelecidas, conclui-se que os métodos GOD e DRASTIC apresentaram respostas mais adequadas para ambientes sedimentares, como a área de estudo, sendo desta forma selecionados para o presente estudo. Para a realização desse trabalho, foi realizado coleta in situ de 20 amostras de águas subterrânea no ano de 2021 e selecionadas 34 amostras de poços do banco de dados do SIAGAS (Sistema de Informações de Águas Subterrâneas) e banco de dados do SAAE (Sistema Autônomo de Água e Esgoto de Alagoinhas). Nesses dados foram aplicadas a análise fatorial e de agrupamento multivariada e estudo de vulnerabilidade (GOD e DRASTIC) e perigo de contaminação (POSH). Os resultados indicaram que as características composicionais do sistema aquífero São Sebastião/Marizal são os principais responsáveis pelos índices de vulnerabilidades encontrados nas áreas. As regiões preferencialmente constituídas pela Formação Marizal (região central da área) foram classificadas com vulnerabilidade intermediária à alta em resposta aos arenitos formadores dessa Formação geológica. Já as regiões delimitadas pela Formação São Sebastião apresentaram vulnerabilidade intermediária à baixa (regiões periféricas), como resposta à presença das intercalações de arenitos e folhelhos que proporcionam maior proteção ao sistema subterrâneo. O perigo de contaminação seguiu o mesmo padrão, em que a zona urbana apresentou o maior perigo de contaminação e a zona rural o menor perigo de contaminação. Além disso, os resultados estatísticos indicaram que as características das águas subterrâneas apresentaram maior influência das formações geológicas do que da contaminação ou poluição antrópica, indicando que apesar da elevada vulnerabilidade e perigo de contaminação de algumas áreas do município, o sistema aquífero, em geral, ainda se encontra preservado. Os parâmetros que são mais relevantes para a caracterização das águas subterrâneas são aqueles relacionados à salinidade da água (pH, CE, salinidade, cálcio, cloreto, bicarbonato, sulfato, fosfato, manganês e ferro), e indicaram que 70% das águas subterrâneas encontram-se dentro dos padrões de potabilidade estabelecidos pela Portaria MS Nº 888/2021 e pela Resolução do CONAMA 396/2008. Os parâmetros secundariamente relevantes foram aqueles atrelados à alcalinidade/acidez do meio aquoso (pH, bicarbonato e fosfato) e indicaram que a maior parte das águas subterrâneas desse sistema são ácidas (95%).

Interno - 1005053 - HARALD RENE KLAMMLER
Interno - 2298240 - LUIZ ROGERIO BASTOS LEAL