Banca de DEFESA: NILA MARA SMITH GALVAO

DISCENTE : NILA MARA SMITH GALVAO
DATA : 03/08/2021
LOCAL: https://www.youtube.com/user/labvideoisc

PADRÕES DE SÍNDROME METABÓLICA ENTRE MULHERES DO ELSA-BRASIL: FATORES ASSOCIADOS, TRAJETÓRIAS E RELAÇÃO COM O DIABETES MELLITUS TIPO 2

Síndrome metabólica. Epidemiologia. Mulheres. Análise de classes latentes. Análise de transição latente. Desfechos distais. Diabetes mellitus tipo 2.

A Síndrome Metabólica (SM) é um distúrbio complexo caracterizado pela coocorrência de anormalidades metabólicas, que apresenta destacada importância do ponto de vista epidemiológico por sua alta prevalência e pela evidência de sua associação com doenças cardiovasculares (DVC) e diabetes mellitus tipo 2 (DM2). O critério mais recente proposto para a definição da SM estabelece seu diagnóstico a partir da presença de pelo menos três dentre os seguintes componentes: obesidade abdominal, hiperglicemia, hipertrigliceridemia, baixos níveis de colesterol HDL e elevada pressão arterial sistêmica. Diferenças de sexo-gênero na expressão da SM têm sido relatadas na literatura. Em vários estudos encontra-se a evidência de que mulheres, principalmente após os 50 anos, são mais suscetíveis a desenvolver o quadro da síndrome e as comorbidades associadas. A abordagem comum em pesquisas quantitativas que tratam da SM estabelece a identificação dos casos da síndrome considerando-a como um traço dicotômico (presença/ausência). Ainda que esta abordagem seja útil em pesquisas epidemiológicas, pode-se considerar a SM como uma entidade heterogênea, com variação nos possíveis agrupamentos de seus componentes. Assim, uma abordagem alternativa busca caracterizar a SM como um construto (ou variável não diretamente observável), identificando, empiricamente, os padrões/subtipos de sua ocorrência a partir da análise das distintas combinações de seus componentes. Esta abordagem utiliza métodos estatísticos multivariados, incluindo-se os Modelos de Classes Latentes (MCL), que recentemente vêm encontrando amplo potencial de uso nas investigações sobre a SM. O presente estudo amplia o conhecimento sobre as características da ocorrência da SM entre mulheres brasileiras, identificando distintos padrões latentes deste distúrbio em participantes das duas primeiras ondas do Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto (ELSA-Brasil). Para as análises foram utilizados diferentes MCL, nominalmente: Análise de Classes Latentes, Análise de Classes Latentes com Medidas Repetidas, Análise de Transição Latente e Análise de Classes Latentes com Desfechos Distais. Em uma via transversal, foram discriminados padrões de SM, examinando-se o efeito de características sociodemográficas e do status de menopausa no pertencimento a estes padrões. Em uma abordagem longitudinal, foram avaliadas trajetórias categóricas para a SM, bem como o perfil de transição entre padrões latentes da síndrome, identificados em dois momentos do tempo. Também, estimou-se o risco para a ocorrência de diabetes mellitus tipo 2, segundo subgrupos de mulheres (não portadoras de DM2 na avaliação inicial do estudo) classificadas nos distintos padrões de SM. Inicialmente, três padrões distintos de SM foram identificados para as mulheres do estudo, com dados da linha de base do ELSA-Brasil. A análise longitudinal revelou principalmente trajetórias de permanência em padrões de SM, com base em dados das duas primeiras ondas de avaliação da coorte ELSA-Brasil. Características individuais, como o nível de escolaridade fundamental ou médio, e a prática insuficiente de atividade física no lazer, influenciaram o pertencimento e a permanência em padrões de maior expressão metabólica. Após 4 anos de seguimento, a transição de padrões de menor risco à saúde para padrões de maior risco à saúde foram mais prováveis para as mulheres analisadas, do que a transição inversa. Subgrupos de mulheres identificados a partir dos padrões emergentes de SM apresentaram diferenças para o risco de desenvolvimento do DM2, confirmando a relevância de se considerar a expressão heterogênea da síndrome. Dentre os principais achados deste estudo, destaca-se a alta prevalência e risco para DM2 associados ao padrão caracterizado pela ocorrência conjunta de obesidade abdominal, hiperglicemia e elevada pressão arterial. Adicionalmente, as análises sugerem que a obesidade abdominal é a principal anormalidade inicial no desencadeamento da síndrome na população analisada. Os resultados deste estudo podem contribuir para nortear políticas públicas para prevenção e redução da SM e para doenças decorrentes em mulheres brasileiras.

Externa à Instituição - LUANA GIATTI GONÇALVES - UFMG
Presidente - 2195844 - LEILA DENISE ALVES FERREIRA AMORIM