Banca de DEFESA: LIZETH YUBALENA OROZCO BELTRAN

DISCENTE : LIZETH YUBALENA OROZCO BELTRAN
DATA : 30/03/2020
LOCAL: Instituto de Saúde Coletiva

IMPLEMENTAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO APLICADA AO ACOMPANHAMENTO E PROMOÇÃO DO CUIDADO À GESTANTE

Tecnologia da Informação, Cuidado Pré-Natal, Aplicativos Móveis, Saúde.

Introdução: a incorporação de tecnologias da informação na área da saúde é um processo crescente, diversas iniciativas mHealth têm sido desenhadas para assistir em condições vulneráveis como a gravidez. Existe pouca informação sobre os condicionantes do uso de tecnologias moveis de informação pelas mulheres gravidas no contexto brasileiro.

Objetivos: esta pesquisa teve como o objetivo criar uma tecnologia da informação que forneça informação auxiliar sobre o cuidado do pré-natal durante o acompanhamento à gestante e avaliar a sua percepção do uso e o seu efeito imediato.

Métodos: foi criado um aplicativo móvel em formato Web (WebApp) para ser usados por mulheres com gravidez de risco habitual numa maternidade de referência por um período de aproximadamente três semanas. Duas entrevistas semiestruturadas foram aplicadas nas participantes antes e após três semanas de uso do WebApp. Foi realizado um análise de conteúdo das entrevistas realizadas. Outras caraterísticas sociais, demográficas e obstétricas foram obtidas para contextualizar os nossos resultados.

Resultados: as participantes compartilharam algum grau de necessidade de informação. As tecnologias da informação (internet, aplicativos) foram os meios de informação mais frequentemente utilizados e considerados mais úteis perante busca ativa de informação. A caderneta da gestante foi o meio menos procurado mas considerado como de utilidade aceitável. Os aplicativos moveis foram considerados como fontes adicionais de informação com caraterísticas como rapidez, clareza e disponibilidade de recursos audiovisuais que ajudam para se informar. Caraterísticas como estrutura simples, linguagem clara e entendível foram destacados como pontos positivos para o uso do WebApp, entanto que dificuldades no acesso, e a falta de recursos audiovisuais foram citados como pontos negativos.

Discussão: o uso de recursos tecnológicos, não foi afetado pela escolaridade, renda, numero de filhos, gestações previas, mas a necessidade de informação poderia diferir segundo os atendimentos recebidos, a idade gestacional e o numero de filhos. Como destacado em outras pesquisas, é cada vez mais relevante a inclusão de recursos audiovisuais e ferramentas interativas.

Conclusões: durante a gravidez existe necessidade de se informar sobre diversos aspectos, as tecnologias moveis da informação são frequentemente utilizadas como fonte de informação. É importante nesse sentido fortalecer o desenho destas tecnologias a partir do conhecimento das necessidades de informação da população alvo, tanto quanto do seu contexto

Presidente - 282895 - EDUARDO LUIZ ANDRADE MOTA
Externo à Instituição - MARCIO ALAZRAQUI