Banca de DEFESA: JAILMA CERQUEIRA DE AZEVEDO

DISCENTE : JAILMA CERQUEIRA DE AZEVEDO
DATA : 20/08/2021
LOCAL: Plataforma Zoom

ESCREVIVÊNCIAS DE PARIPE: ESTUDANTES REEXISTINDO NAS OFICINAS DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS

letramento de reexistência, leitura, identidade, escrevivência.

Qual a importância dos letramentos, inclusive os escolares, em uma sociedade grafocêntrica como a nossa? Este memorial de formação é fruto de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico desenvolvida no Mestrado Profissional em Letras da Universidade Federal da Bahia. Seu objeto de estudo são as práticas sociais de letramento de alunos do 9º, de uma escola municipal, no subúrbio ferroviário de Salvador. O objetivo deste trabalho é ampliar as concepções de leitura destes estudantes, conferindo aos textos a que estão expostos ou são produtores em seu cotidiano um significado cultural e histórico valorizado pela escola. Para tanto, os estudos fundamentam-se nos conceitos de letramentos de reexistência (SOUZA, 2011); de letramentos (KLEIMAN, 2001) (ROJO, 2009); de língua e de linguagem (ANZALDUA, 2009), (ANTUNES, 2003, 2007); de racismo linguístico (NASCIMENTO, 2019); de língua de acolhimento ((BARBOSA e SÃO BERNARDO, 2017)) e de escrevivência (EVARISTO, 2007, 2020); dentre outros, incluindo autores que refletem a introdução de uma literatura mais próxima das vivências dos estudantes como (DALVI, 2013), (OLIVEIRA, 2019), (SANTOS, 2019). A proposta pretende buscar compreender os eventos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos, proporcionando espaço de escuta e valorização das práticas de escrita e de leitura locais a partir de rodas de conversa, entrevistas, leituras entre outras atividades, resultando na produção de biografias de personalidades locais. Desta forma propõe-se, ao longo deste projeto, tornar a escola um espaço de reconhecimento das identidades locais, de suas histórias de vida e das práticas de letramentos da comunidade bem como favorecer outros espaços e formas de leitura.

Presidente - 3414388 - JOSE HENRIQUE DE FREITAS SANTOS
Interna - 1818425 - ANA LUCIA SILVA SOUZA