ENSINO DE LITERATURA NA ESCOLA E INTERCULTURALIDADE: EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO LEITOR DE ENSINO FUNDAMENTAL
Formação do leitor literário; Interculturalidade; Educação Intercultural; Sequência Básica.
Este trabalho é um memorial de formação em que apresento a problemática existente, no meu local de atuação laboral, Colégio Estadual Monteiro Lobato, quanto a conflitos gerados pela convivência com as diferentes formas de ser, saber e viver. Trata-se de uma análise crítica e autorreflexiva sobre minha atuação profissional e formação acadêmica bem como uma proposta de formação leitora, por meio do texto literário, que tem a perspectiva intercultural como uma estratégia potencializadora das discussões sobre diversidades culturais, étnicas, sociais, de gênero, entre outras presentes no contexto escolar. O processo de formação de leitores será guiado pelo estudo do texto literário a partir da perspectiva metodológica da sequência básica, tal como estabelecida por Rildo Cosson (2021). Tratar-se-á de uma pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e de concepção de caráter aplicado. Os participantes da pesquisa serão alunas e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada no bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, Bahia.