Banca de DEFESA: KATY MAIANE CARNEIRO

DISCENTE : KATY MAIANE CARNEIRO
DATA : 25/04/2023
LOCAL: Instituto de Letras

UM OLHAR ACERCA DOS PROCESSOS IDENTITÁRIOS SOB UMA PERSPECTIVA DA ESCRITA DE SI DOS ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Identidade. Escrita de si. Autobiografia. Ensino de Língua Portuguesa. Letramentos.

O presente trabalho de caráter memorialístico e bibliográfico se desenvolve a partir de um questionamento: Como a escrita de si pode favorecer a construção do processo identitário considerando o contexto socioeconômico do aluno? Tem por objetivo, em linhas gerais, explorar e compreender as repercussões das condições socioeconômicas nos letramentos de estudantes do ensino fundamental a partir de práticas de escrita de si promotoras de subjetivação. Dessa forma, realizei um exercício memorialístico com duas funções, sendo essas o memorial, em que refleti sobre as minhas experiências de letramento desde a infância até a minha formação acadêmica e profissional. A outra foi a de realizar uma pesquisa bibliográfica, que por sua vez, dá um embasamento teórico e metodológico para o desenvolvimento de um projeto pedagógico inspirado em práticas de escrita de si. A autobiografia juntamente com o poema foram os gêneros escolhidos para, na proposta pedagógica aqui desenvolvida, provocar o/a estudante a explorar a escrita de si, como uma forma de, através das palavras, refletir e elaborar sua subjetividade e identidade. Diante disso, este trabalho visa expor uma proposta de atividade voltada a alunos/as do 7º Ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima. No embasamento teórico desta pesquisa, comparecem autores como Street (2014), Kleiman (2005), Galvão (2003), Soares (2003), Foucault (1992), Artières (1998), Souza (2018), Hall (2014), Nogueira e Nogueira (2021), entre outros teóricos.

Presidente - 2497959 - RAQUEL NERY GOMES LIMA
Interna - 2400667 - FATIMA APARECIDA DE SOUZA