Banca de DEFESA: REBECCA ALMEIDA DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : REBECCA ALMEIDA DE MEDEIROS
DATA : 16/06/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/yqz-syix-nwc
TÍTULO:

DAS UNIDADES À TOTALIDADE INTERVENÇÃO EM CASARIO PARA VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DO SÍTIO HISTÓRICO DE SANTA LEOPOLDINA, ESPÍRITO SANTO


PALAVRAS-CHAVES:

Patrimônio urbano. Patrimônio arquitetônico. Santa Leopoldina. Restauração. Projeto em preexistência.


PÁGINAS: 587
RESUMO:

O trabalho possui como objeto de estudo um conjunto urbano, localizado no Sítio Histórico de Santa Leopoldina, no Estado do Espírito Santo, delimitado por quadro edificações construídas entre as décadas de 1860 e 1870, testemunhas do primeiro momento de formação da cidade. Embora o objeto seja constituído por uma quantidade delimitada de edificações, o trabalho é desenvolvido em duas escalas: a macro, que corresponde a escala urbana, e a micro, equivalente aos edifícios em suas particularidades.
O objetivo do trabalho é promover a salvaguarda e o reconhecimento dos valores culturais do sítio patrimonial na sua diversidade – históricos, artísticos, arquitetônicos, paisagístico, memoriais, simbólicos, documentais – que refletem a importância histórico-cultural da cidade de Santa Leopoldina para a memória e identidade da sociedade capixaba. Fundada como uma das primeiras colônias de imigração em 1856, Santa Leopoldina viabilizou a ocupação e desenvolvimento econômico de territórios da região centro-serrana da, então, Província do Espírito Santo. O núcleo urbano se desenvolveu às margens do rio Santa Maria da Vitória, a partir da função de entreposto comercial no século XIX, vivenciou o apogeu econômico nas primeiras décadas do século XX e entrou em decadência econômica, o que permitiu que seu conjunto urbano fosse um testemunho expressivo das transformações destes períodos iniciais. Assim, em 1980, o conjunto urbano do Sítio Histórico de Santa Leopoldina e 41 imóveis são protegidos por tombamento em nível estadual.
O trabalho é desenvolvido de acordo com as orientações do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), dividindo o processo em três etapas: a primeira etapa é de conhecimento do objeto de estudo e seu contexto, por meio de levantamento cadastral, da pesquisa histórica e iconográfica, do levantamento fotográfico e das características urbano-arquitetônicas; a segunda etapa consiste no diagnóstico do estado de conservação e da valoração destes bens patrimoniais, que indicam potencialidades e debilidades a serem trabalhados na etapa final; a última etapa consiste no projeto de intervenção/restauração.
O conceito projeto de intervenção é a manutenção da ambiência urbana, que resulta em orientações para as intervenções na escala urbana e, pautada na vertente de restauração crítico-conservativo e criativo, intervém nos edifícios do objeto de estudo, restaurando e requalificando-os de acordo com os seus valores e atributos individuais. A diversidade de aspectos do objeto de estudo contribuiu para um rico processo pessoal de amadurecimento da compreensão da restauração enquanto campo disciplinar, bem como permitiu o ensaio de nova inserção formal em contexto de preexistência, como um desafio em refletir as discussões existentes sobre o patrimônio urbano cultural e a própria aplicação da postura teórica nesta categoria de bens patrimoniais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno(a) - 1698988 - LIDIA QUIETO VIANA
Interno(a) - 6286913 - MARIELY CABRAL DE SANTANA
Externo(a) à Instituição - RENATA HERMANNY DE ALMEIDA - UFES
Notícia cadastrada em: 16/06/2021 16:32
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA