A série CSI e suas possibilidades como estratégia de Ensino
de Biologia.
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ensino-aprendizagem, séries.
Esta dissertação enquanto pesquisa qualitativa exploratória têm como objetivo
de analisar a série CSI e propor estratégias pedagógicas para mediar os
processos de ensino-aprendizagem de biologia. As narrativas seriadas
televisivas, que podem ser chamadas de séries, vêm crescendo em
popularidade no Brasil, possibilitando a identificação de uma cultura das
séries. Esse aumento no consumo pode ter sido desencadeado pelo aumento
de canais de streaming, possibilitando que o consumidor maratone as séries e
as consuma como e quando quiser. Esse contexto social como segmento de
séries em crescimento demonstra como as tecnologias estão inseridas no
cotidiano brasileiro e que elas podem fazer parte de outros segmentos da
sociedade, como a escola, por exemplo. No campo educacional a
reivindicação pela adoção de estratégias de ensino diversificadas não é tema
novo, no entanto, com a aprovação e implementação da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) essa pressão volta-se novamente para os
professores que precisam reestruturar seu modo de ensinar, se adequando às
competências e habilidades que a base traz. Inserido no campo das ciências
naturais e suas tecnologias, o ensino de biologia enfrenta algumas
dificuldades específicas. Dificuldades que podem ser pelo conteúdo complexo
e abstrato que os alunos encontram em conteúdos específicos. A série CSI
entra em cena como uma possibilidade de estratégia de ensino de biologia,
com seu caráter investigativo e o foco principal nos cientistas forenses que
aparecem mobilizando a ciência em prol de resolver as investigações. Seu
papel em sala de aula pode ser como elemento pré-texto, ilustração ou
estruturante, dependendo do tipo de estratégia que o professor escolher. Para
traçar a estratégia é necessário analisar o objeto a ser implementado, assim a
série foi analisada sob a lente da Análise Fílmico-Compreensiva da
Narrativa Seriada. Dessa forma foi definido um corpus, demarcado pelos
episódios três e quatro da temporada quinze, que primeiramente foram
decupados e transcritos, e posteriormente recompostos. Como estratégia não
é necessário a utilização de um episódio inteiro, muito menos de uma
temporada, pois pode-se correr o risco de perder o foco, assim cada episódio
foi delimitado em quatro momentos a serem analisados e recompostos
entrelaçando-os com as competências e habilidades específicas constantes
na BNCC. Durante o percurso de análise foram propostas estratégias de
ensino-aprendizagem e de estratégias de avaliação. Dentre as possibilidades
de estratégia ainda é necessário citar como a série não se encerra em si
própria, ou seja, ela necessita da intervenção do professor para que ela
cumpra o objetivo de correlacionar os conteúdos de biologia. Mediante as
proposições de estratégias foi possível observar como a série CSI possui um
amplo espectro de momentos que podem ser correlacionados às
competências e habilidades específicas, entrelaçados com conteúdos de
biologia, que podem tecer estratégias de ensino-aprendizagem e colocadas
em prática em sala de aula.