Os sertões em movimento de Glauber Rocha
Sertão, beatismo, desigualdade social, pobreza, violência.
Esta tese de doutorado investiga a representação do sertão nas narrativas fílmicas Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), Maranhão 66 (1966), e Dragão da maldade contra o santo guerreiro (1969), do cineasta baiano Glauber Rocha. O estudo parte, no capítulo I, de Deus e o Diabo com a análise da apropriação da geografia, da sociedade e da história da região de Canudos, detidamente, aquela relativa ao beatismo e à violência, para compor um sertão profundo, marcado pelo isolamento espacial, pelo anacronismo, pela desigualdade social, pela miséria e pobreza endêmica. Considera-se, para tanto, a prospecção da região de Canudos, da terra, da caatinga, dos monumentos e espaços simbólicos do beatismo e da violência da sociedade sertaneja de fins de século XIX e começo do século XX. Dá-se atenção especial, sobretudo, a restituição dos ícones do vaqueiro, do beato e do coronel e, finalmente, a reconstituição dos fatos relativos à guerra de Canudos. A ênfase aqui é na relação entre a pobreza e exploração dos pobres com a eclosão do beatismo na região, violência do estado para combatê-lo e a migração como ação inevitável. Subsequente, no capítulo II, a pesquisa analisa o avanço de Maranhão 66 pelo espaço de São Luís e a projeção na narrativa da cidade cindida entre os espaços ricos e desenvolvidos – o centro, sobretudo – a zona pobre e miserável localizada na periferia. Não poderia deixar de analisar a sociedade formada por uns poucos ricos e muitos miseráveis para recompor o caos citadino fundado com o crescimento desordenado decorrente dos processos migratórios. Por último, no capítulo III, a pesquisa explora O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro e a projeção de um sertão ainda pobre e miserável, ainda entrecortado pelas figuras históricas do beato, do cangaceiro e do coronel. Inclui-se, notadamente, as conexões viárias para o espaço citadino e o resto do país, transitado por automóveis modernos, com postos de combustíveis, luz elétrica e outros indícios das transformações sociais e espaciais do sertão brasileiro.