PPGLITCULT PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LITERATURA E CULTURA (PPGLITCULT) INSTITUTO DE LETRAS Phone: Not available

Banca de DEFESA: FERNANDA BARBOZA DE CARVALHO NERY

DISCENTE : FERNANDA BARBOZA DE CARVALHO NERY
DATA : 03/09/2019
LOCAL: Sala de Defesa da Pós-gradução

CORPO EM RUÍDOS: O feminino em Woman at Point Zero

Corpo. Autoria feminina. Nawal El Saadawi.

A presente dissertação expõe uma análise acerca da elaboração do corpo feminino na obra Woman at Point Zero, da escritora egípcia Nawal El Saadawi (2008). Com o objetivo de discutir as estratégias poéticas que constroem esta imagem, busco compreender como podem se constituir os diálogos capazes de indicar a supervivência feminina por meio de uma plasticidade artística, destacando sua marca de resistência, transgressão e ruptura. A fim de estruturar tal problematização, utilizo como método de pesquisa os ecos produzidos pela escritora no tocante às valorações e afetos do corpo, representado no livro, sobretudo, através da personagem Firdaus, cujo corpo é marcado pela circuncisão e pela violência concebidas pela patriarquia (esse projeto de poder que atua na sociedade como um sustentáculo do sistema neocolonial). Dito isso, por entender o estudo do feminino como essencial para a compreensão da obra de Nawal El Sadaawi (2008) e devido à relevância que atribuo ao posicionamento do corpo enquanto substância poética e política, estruturo esse trabalho nos pressupostos da crítica feminista. Recorro a nomes como Angela Davis (2016, 2017), Djamila Ribeiro (2017), Sandra Gilbert e Susan Gubar (1979), dentre outras, e também aos demais pensadores dos afetos como Baruch Espinosa (2003, 2009) e Vladimir Safatle (2018).

Presidente - 2522438 - SUZANE LIMA COSTA
Interno - 3298497 - NANCY RITA FERREIRA VIEIRA