DE COADJUVANTES A PROTAGONISTAS:
CENAS DA HISTÓRIA E DA MEMÓRIA DE MULHERES EM BIOGRAFIAS DE ANA ARRUDA CALLADO
Biografia. Ana Arruda Callado. Gênero. História das mulheres. Memória.
Essa pesquisa do doutorado, em andamento, trata da análise da importância da presença feminina na produção biográfica no Brasil, no século XX enquanto autoria e tema e tem por objeto de estudo parte das produções de Ana Arruda Callado (1937), a saber: Dona Maria José: retrato de uma cidadã brasileira (1995), Maria Martins: uma biografia (2004), Lygia: a recordista. Um esboço biográfico (2009) e Berta Ribeiro: aos índios, com amor. Uma Biografia (2016). Proponho, neste trabalho de qualificação, investigar como e por que são configuradas as inter-relações entre conceitos e temas substanciais como memória, história e gênero nestes textos biográficos. Utilizando o método descritivo-analítico, de cunho bibliográfico, trago como aporte teórico pesquisas acerca da crítica biográfica desenvolvidos por Leonor Arfuch (2010), Eneida Maria de Souza (2011, 2012), Alexandre de Sá Avelar (2011), Pierre Bourdieu (1996) e Francois Dosse (2009); as abordagens sobre as correlações entre biografia, estudos de gênero e História das Mulheres, de Mary Del Priore (1998, 2020), Rachel Soihet (2003, 2007), Eleni Varikas (1997, 2015), Joan Scott (1995, 2007), Margareth Rago (1995, 2013) e Michelle Perrot (1989, 1998, 2005); e as análises de Susan Moller Okim (2008), Maria Eduarda Ota (2013), Sofia Aboim (2008), Seyla Benhabib (1987) e Carole Pateman (1993, 2013), em que apresentam problematizações sobre as vivências nas esferas pública e privada (doméstica) sob a égide das relações de gênero e como estes aspectos estão representados em biografias femininas.