ENCONTRANDO CAMINHOS OUTROS PARA A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL EM MOSAICOS CURRICULARES
ATRAVÉS DOS REPERTÓRIOS COTIDIANOS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO DO IFBA
Currículo de língua(gem);Formação humanaintegral;Cotidiano
escolar; Educação Profissional e Tecnológica; IFBA
Este trabalho tem como objetivo principalentender como o mosaico curricularde
língua(gem)do Ensino Médio Integrado do InstitutoFederal de Educação, Ciência e
Tecnologia da Bahia–IFBAse constitui como espaço de formação humana integral
através dos repertórios cotidianos que setecem nas práticas de linguagem. O presente
texto contempla dois capítulos da proposta de tese, sendo um capítulo teórico e um
metodológico. O primeiro capítulo centra-se na contextualização da pesquisa e nos
entrelaçamentos históricos e contemporâneos que envolvem a educação dos dias atuais,
em especial, a Educação Profissional e Tecnológica–EPT, representada pelo Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia–IFBA, tendo em vista questões
curriculares de língua(gem) e formativas dessa modalidade educacional. O capítulo
metodológicoatenta para a caracterização da pesquisa e o percurso trilhado para seu
desenvolvimento. Esta pesquisade natureza qualitativa edevertente interpretativista se
apoia na abordagem teórica da Pedagogia Histórico-Críticae apresentaabordagem
teórico-epistemológico-metodológica nos/dos/com o cotidianodada a complexidade e o
caráter formativo do cotidiano escolar.