A DRAMATURGIA DO DEBATE: Autodescolonização do Sujeito-Dramaturgo e do Leitor-Espectador através de Personagens-Debatedoras
Palavras-chave: Drama-Debate, Diálogo, Dramaturgia, Poética, Teatro Político.
A abordagem desta pesquisa tensiona dois objetivos principais: rastrear estratégias narrativas interseccionadas aos três textos dramáticos Namíbia, não! (I Can’t Breathe), O Campo de Batalha e Embarque Imediato e estruturar uma poética de escrita ficcional que oriente futuros processos de construção de textos dramáticos centralmente sustentados no modo de enunciação do debate que dinamiza, na tessitura da linguagem, o embate de ideias entre forças coletivas individualizadas poeticamente em personagens do drama. A pesquisa articula-se em progressão com vistas a identificar quais ferramentas dramatúrgicas as obras-objeto utilizam para atualizar o modo de enunciação do debate na cena. A poética por ora denominada a dramaturgia do debate poderá servir de ferramenta de análise de outros textos dramáticos, tendo em vista a recorrência do modo de enunciação do debate como linguagem cênica.