Banca de DEFESA: MARIA REGINA TOCCHETTO DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA REGINA TOCCHETTO DE OLIVEIRA
DATA : 29/04/2020
HORA: 15:00
LOCAL: videoconferência meetgoogle
TÍTULO:

O estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac 


PALAVRAS-CHAVES:

Sintonia. Arthur Lessac. Artesanato somático. Energias corporais e vocais. Atuação. 


PÁGINAS: 223
RESUMO:

Esta tese trata do estado de sintonia para a atuação articulado a partir de elementos do Treinamento Kinesensic de Lessac, como uma alternativa à ideia de controle do comportamento cênico realizado quando se busca o aperfeiçoamento da qualidade artística. Propõe uma conexão mais orgânica do ator/da atriz consigo e com as condições da ação desempenhada no momento presente, independente de características estilísticas. Esta pesquisa foi motivada pelas seguintes questões: como estimular a perspectiva aprofundada do fazer teatral, desenvolvendo um trabalho sobre si mesmo, frente à profusão de estímulos de diferentes linguagens artísticas e abordagens de atuação cênica? Como promover a experiência holística na prática de ensino, buscando superar a visão cultural cindida entre sujeito-objeto, mente-corpo, corpo-voz? E como articular os desafios atuais da prática artístico- pedagógica da autora, relacionando os princípios da abordagem de Arthur Lessac ao campo da Somática e ao legado de artistas pedagogos sobre a potência das ações físicas, como catalisadoras da organicidade humana? Duas ações foram desenvolvidas para plasmar estas questões: 1) a criação da disciplina eletiva Organicidade corpóreo-vocal da ação – uma abordagem baseada no Treinamento Lessac, realizada em 2017 no Curso de Artes Cênicas da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que contribuiu reflexivamente sobre a importância de uma prática de ensino que integre as áreas de corpo, voz e atuação e 2) a criação da cena solo Cães, trabalho em processo, feita pelo Núcleo Teatral Isadora em que a autora se coloca como sujeito-objeto da pesquisa buscando a via da sintonia para a atuação. Com estas atividades, a pesquisa encontrou seus próprios métodos, através da prática com os princípios da Abordagem Somático- Performativa e de procedimentos autoetnográficos. Com o objetivo de identificar como a sintonização da pessoa consigo mesma e com a ação que desenvolve acontece, foi criado o termo Artesanato Somático, que contribui para materializar e articular os processos corporais e vocais emanados pelos atores no decorrer do processo criativo e manifestados nas apresentações. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1220052 - CIANE FERNANDES
Interno - 287201 - HEBE ALVES DA SILVA
Interno - 286099 - SONIA LUCIA RANGEL
Externo à Instituição - MATTEO BONFITTO JUNIOR - UNICAMP
Externo à Instituição - Sulian Vieira Pacheco
Notícia cadastrada em: 22/04/2020 16:56
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