A EXPERIÊNCIA D O USUÁRIO COM CONTEÚDOS DE JORNALISMO AUDIOVISUAL EM 360° E A CENTRALIDADE DA SENSAÇÃO DE PRESENÇA
Jornalismo Audiovisual em 360°, Jornalismo Imersivo, Experiência, Sensação de presença, Estudo de recepção.
A tese foca na experiência do usuário com conteúdos do jornalismo audiovisual em 360° e alguns desdobramentos, considerando a sensação de presença como elemento central. Os objetivos específicos abarcaram três elementos importantes para o jornalismo – compreensão, credibilidade e ética – investigados a partir de sensações e percepções dos usuários. Esta pesquisa surge num momento em que a experiência vem ganhando destaque no universo jornalístico, a partir da utilização de recursos de tecnologias emergentes. Uma delas é a realidade virtual (RV) que entendemos como sendo um meio de comunicação que objetiva proporcionar experiências mediadas por dispositivos de estimulação sensorial que favorecem a imersão e a interação, buscando promover sensação de presença em ambientes virtuais dos quais o usuário tem uma visão em 360°. Apostando no potencial da RV, com a utilização predominante, mas não apenas, de vídeos 360°, organizações jornalísticas em todo o mundo investiram em produções, principalmente entre 2014 e 2018, quando iniciou um arrefecimento das produções. Entretanto, multinacionais do mercado tecnológico continuam investindo em desenvolver e popularizar a RV, incluindo a construção de universos virtuais denominados metaversos. Nesse contexto, pouco conhecimento foi construído a respeito de narrativas jornalísticas para a realidade virtual investigando aspectos de maior interesse para o próprio jornalismo a partir de sensações e percepções de usuários. Portanto, a tese que defendemos é que a experiência do usuário com conteúdos jornalísticos audiovisuais em 360° tem como elemento central a sensação de presença, responsável por influenciar, por exemplo, a compreensão, a credibilidade e a ética, entre outros aspectos importantes para o jornalismo. Na perspectiva de uma pesquisa descritiva, metodologicamente construímos um estudo de recepção envolvendo pesquisas bibliográfica e documental, mapeamento, pesquisa experimental com usuários (N=80), coleta de dados através de entrevista e questionário, análise de produtos, análises estatísticas e análises qualitativas de entrevistas. Dentre os principais resultados, destacamos que este estudo apontou que: a) a experiência do usuário se inicia com a intenção do indivíduo de vivenciá-la, passo importante para a imersão, que envolve atenção, foco e concentração; b) a sensação de presença se desenvolve após a imersão, evidenciada principalmente por três aspectos: sensação de “estar lá”, realismo e proximidade. É através deles que a sensação de presença atua de forma central na experiência; c) a sensação de presença também tem forte relação com a sobrecarga cognitiva do usuário, fator que também age em várias direções de influência dentro da experiência; d) a compreensão, a credibilidade e os aspectos éticos percebidos, enquanto desdobramentos da experiência, são influenciados pela sensação de presença; e) durante a experiência, a maioria dos usuários tende a explorar mais as imagens, prestando menos atenção ao áudio, mas muitos se sentem confusos ou perdidos. Por fim, essa tese também traz importantes contribuições teórico-conceituais e metodológicas.