Formação, adoecimento e cura: a experiência discente na pós-graduação stricto sensu na UFBA
Pós-graduação stricto sensu. Formação. Adoecimento. Cura.
A presente Tese tem como objetivo analisar o conjunto “formação, adoecimento e cura” de discentes na pós-graduação stricto sensu na UFBA. Utilizou-se para o estudo a pesquisa de cunho qualitativo com viés na Etnopesquisa Implicada, com foco nos estudos experienciais e (auto)biográficos da autora e dos atores sociais participantes. Para a análise dos relatos e escritos, optou-se pela “escuta sensível” (BARBIER,1990) através de entrevistas e questionários. Além disso, se propôs a escrita de cartas para a revelação do fenômeno através da palavra escrita. Essas análises dos relatatos e escritos dos atores sociais, baseou-se na Hermenêutica com foco na “análise das compreensões”. Participaram do estudo, discentes que já finalizaram suas pesquisas ou ainda estavam com o seus estudos em andamento entre mestres/mestrandos, doutores/doutorandos. O estudo do fenômeno do adoecimento e da cura no âmbito da formação na pós-graduação stricto sensu, revelou a complexidade da formação devido a um sitema “enxarcado” de burocracias e processos impostos, criando um “efeito cascata” de exigências extremas que levam ao adoecimento dos discentes além dos demais envolvidos com a pós-graduação. A cura, cada um encontra de uma forma, mas a Ciência sendo beneficida através das pesquisas científicas é revelada como uma forma de cura pelos atores sociais. Revelou-se ao final do estudo, que são necessários diálogos neste sentido, para que as pesquisas científicas realizadas em nossos Programas de Pós-graduação possam contribuir de forma significativa e, principalmente, que não afete a saúde dos atores que fazem parte do processo, para o crescimento da Ciência no país.