OS DESDOBRAMENTOS POLÍTICOS E ACADÊMICOS DA AÇÃO AFIRMATIVA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNEB
Universidade. Ação Afirmativa. Pós-Graduação. Uneb
Este estudo teve como objetivo analisar os desdobramentos políticos e acadêmicos da política de ação afirmativa decorrentes da implementação de cotas para estudantes afrodescendentes nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade do Estado da Bahia, pioneira no campo da referida política e a primeira a instituir o mecanismo de reserva de vagas tanto na graduação como na pós-graduação. Para tanto, ancorado na pesquisa de abordagem social qualitativa, com um viés posicionada, ativista e engajada, embasado na perspectiva epistemológica decolonial, além da seleção e análise de documentos que versam sobre a ação afirmativa na instituição investigada, foram entrevistados três coordenadores e sete professores de quatro programas de pós-graduação que ofertam os cursos de mestrado e de doutorado e sete estudantes contemplados/as com a reserva de vagas. Como resultado, a pesquisa revelou que as cotas raciais na Uneb, inicialmente adotadas para negros/as, ao longo desses 20 anos, se desdobraram, tanto no campo político como no acadêmico, em várias outras medidas de ação afirmativa voltadas para o acompanhamento, avaliação, aperfeiçoamento e permanências dos/as referidos estudantes; avanços e inovações importantes, a exemplo da ampliação dos grupos étnico-raciais e sociais contemplados com a reserva de vagas - indígenas, quilombolas, ciganos, pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades, transexuais, travestis e transgênero; da criação da Pró-Reitoria de Ações Afirmativas; de programas de mestrado; de núcleos, centros e grupos de estudos e pesquisas; de cursos de licenciatura e de especialização entre outras medidas que colocam em prática a Política de Ação Afirmativa na Uneb e potencializam a ocupação gradativa da universidade por parte dos/as sujeitos/as historicamente excluídos/as da Educação Superior, impactando de forma positiva e expressiva na produção do conhecimento científico. Revelou ainda que os percalços e encalços encontrados por estes/as estudantes no que diz respeito ao acesso e à permanência no espaço acadêmico da pós-graduação, assim como algumas lacunas existentes, a necessidade e as possibilidades da universidade e dos programas de pós-graduação implementar novas medidas de ação afirmativa que complementem as já existentes, de modo a garantir o acesso, a permanência e o sucesso dos/as referidos/as estudantes, em oferece-los/as as condições que os/as atendam em suas demandas acadêmicas e sociais.