Banca de DEFESA: LORENA DOS SANTOS PATTAS

DISCENTE : LORENA DOS SANTOS PATTAS
DATA : 09/12/2022
LOCAL: Escola de Administração da UFBA, sala 18

COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL NO CONTEXTO DE TRABALHO PRECARIZADO: UM ESTUDO DE CASO COM TRABALHADORES DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA DE ENSINO SUPERIOR DA BAHIA.

: Comprometimento Organizacional. Trabalho Precarizado. Serviço público. IPES. Uneb.

A presente dissertação trata da relação do construto comprometimento organizacional no ambiente de trabalho precarizado em uma Instituição Pública de Ensino Superior da Bahia: a Universidade do estado da Bahia (Uneb). Resulta de uma inquietação da autora a partir da sua vivência profissional nesta instituição e tem como objetivo analisar a configuração do comprometimento organizacional, nas suas diferentes bases, dos trabalhadores que atuam na Uneb, Campus I, em um contexto de trabalho precarizado. Está ancorada em uma revisão de literatura que aborda as transformações do mundo do trabalho, transpassa pela flexibilização e precarização do trabalho no setor público e culmina no comprometimento organizacional. Metodologicamente, se trata de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa, que utilizou um questionário eletrônico como instrumento de coleta de dados. Em relação aos procedimentos, caracterizou-se como estudo de caso único, utilizando também a pesquisa documental para alcance dos objetivos. Os dados foram analisados à luz da técnica da análise de conteúdo. Os principais resultados apontam que os trabalhadores da Uneb percebem de forma moderada a precarização do trabalho, ainda que esta constatação não que reflita a realidade estudada. No que diz respeito a configuração do comprometimento organizacional, os resultados revelam que, nas diferentes bases, o grau de comprometimento dos trabalhadores é baixo, sobretudo, em relação à base normativa, que tange a obrigação moral de permanecer na organização.

Interna - 1678057 - ELIZABETH MATOS RIBEIRO
Externo à Instituição - GABRIELA SOUSA REGO PIMENTEL - UNEB