O NORDESTE EM CONTRADIÇÃO:
A representação do sertão em Central do Brasil (1998), Abril despedaçado (2001) e O caminho das nuvens (2003)
Sertão; Nordeste; Cinema Representacao; Arte;
O cinema brasileiro historicamente destacou à temática do sertão nordestino representando a cultura popular, as relações de exploração, as imposições exercidas por autoridades e instituições, a luta pela terra, as dificuldades econômicas da seca, etc. Esses temas obtiveram com as obras clássicas da cinematografia nacional um destaque especial, principalmente na crítica às formas de dominação, porém, a filmografia brasileira passou a lidar com o sertão nordestino de outras maneiras construindo uma representação da realidade que não focaliza a problematização dos conflitos estruturais, mas as interações subjetivas dos indivíduos no mundo. Dessa maneira, a pesquisa investiga as obras Central do Brasil (1998), Abril Despedaçado (2001) e O Caminho das Nuvens (2003), buscando compreender o deslocamento do sertão nordestino organizado pelo Cinema da Retomada. Com isso, sinalizando para um novo contexto fílmico ao constatar a modificação ocorrida ao longo dos anos ao pensar o Nordeste, e as problemáticas sociais em seu entorno.