Banca de DEFESA: EUNICE CERQUEIRA DE JESUS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUNICE CERQUEIRA DE JESUS
DATA : 27/05/2022
HORA: 14:00
LOCAL: sala virtual do meet
TÍTULO:

EFEITO DE GRUPAMENTOS ÉSTER E CINAMATO NA OBTENÇÃO DE CRISTAIS LÍQUIDOS TERMOTRÓPICOS 


PALAVRAS-CHAVES:

Cristais líquidos; Ariloxicinamatos; Reação de Wittig; Mesofase; Texturas. 


PÁGINAS: 80
RESUMO:

Neste trabalho será apresentada uma série homóloga de oito (08) cristais líquidos derivados de ariloxicinamatos com ampla faixa de mesomorfismo.

As moléculas investigadas nesse estudo foram sintetizadas a partir da reação de olefinação de Wittig, realizada pelos pesquisadores da Universidade Quaid-i-Azam no Paquistão. A caracterização ocorreu por técnicas espectroscópicas de infravermelho, RMN de 1H e de 13C, que demonstraram a eficácia das reações.

Esses materiais foram projetados com arquitetura adequada a exibir propriedades líquido-cristalinas. Em nosso grupo, objetivou-se estudar a relação estrutura-propriedade dos compostos da série, e para isso, variou-se o tamanho da cadeia alcóxi terminal entre trêse doze átomos de carbono, a fim de verificar sua influência nas propriedades mesomórficas dos compostos. As propriedades mesomórficas foram investigadas por técnicas de MOLP, DSC e DRX. Todas as moléculas exibiram por MOLP texturas características como resultado dos defeitos organizacionais da fase líquida-cristalina, sendo, portanto, possível comprovar a birrefringência dos materiais anisotrópicos analisados. Os diferentes arranjos estruturais revelaram o tipo de mesofase presente, sendo assim, a fase nemática foi confirmada pela textura do tipo Schlieren e a fase esmética pelas texturas leque focal-cônica e fan-shaped. As temperaturas de transição das mesofases e as energias envolvidas nos processos foram determinadas por DSC, no segundo ciclo de aquecimento e resfriamento. Esses experimentos confirmaram que todos os compostos da série exibiram uma ampla faixa de mesomorfismo entre 64 ºC e 80 °C.

O mesomorfismo das amostras se mostrou dependente do comprimento da cadeia alcóxi para a organização e a estabilidade da fase líquido-cristalina, onde cadeias carbônicas menores exibiram fase nemáticas, enquanto cadeias maiores apresentaram exclusivamente a fase esmética. Foi possível observar que o aumento do comprimento da cadeia resultou no aparecimento de fases mais organizadas, assim como refletiu na redução dos pontos de fusão e clareamento dos compostos. A confirmação da organização molecular na mesofase se deu através da análise por DRX, que demonstrou sequências de interferências por meio dos picos de reflexão de Bragg (d001 e d002). A relação entre as difrações evidencia o empacotamento lamelar das moléculas, apontando para a presença de mesofase esmética do tipo A, devido a inexistência de enovelamento, interdigitalização e inclinação das camadas. As temperaturas de decomposição (Tdec) das amostras foram investigadas por TGA e os resultados denotaram que todos foram estáveis termicamente até 230 ºC.  Os valores de decomposição encontrados asseguram que não existe decomposição dos compostos durante o aquecimento e obtenção das mesofases.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2166886 - ANDRE ALEXANDRE VIEIRA
Interna - 1148522 - ELIANE DE OLIVEIRA SILVA
Interno - 3768242 - PAULO ROBERTO RIBEIRO DE JESUS
Externo à Instituição - ALOIR ANTONIO MERLO - UFRGS
Externa à Instituição - PATRICIA AKEMI TUZIMOTO - IFSC
Notícia cadastrada em: 11/05/2022 15:16
SIGAA | STI/SUPAC - - | Copyright © 2006-2024 - UFBA