Banca de DEFESA: CRISLANE DOS SANTOS SOARES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLANE DOS SANTOS SOARES
DATA : 28/03/2025
HORA: 09:30
LOCAL: Faculdade de Educação da UFBA - Auditório II
TÍTULO:

TECNOLOGIA ASSISTIVA DIGITAL:  O USO DE SOFTWARES LIVRES POR ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL EM UM CENTRO PEDAGÓGICO ESPECIALIZADO


PALAVRAS-CHAVES:

Tecnologia Assistiva, Tecnologia Assistiva Digital, Software Livre, Deficiência Visual, Leitores de Tela.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

No âmbito das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) muitos avanços foram alcançados. Um exemplo é a criação de softwares livres que podem ser usados como Tecnologia Assistiva (TA) pelas pessoas com deficiência. Dentro da classificação da TA, podemos encontrar a Tecnologia Assistiva Digital (TAD), que pode ser definida como produtos relacionados às mídias digitais ou eletrônica, informática, telecomunicações e multimídia. Assim, o objetivo geral desse estudo é analisar potencialidades de uso de softwares de TAD em um Centro de Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com deficiência visual (CAEEDV) no município de Salvador, Bahia. Como metodologia, foi realizado um estudo de caso, em que se constituíram instrumentos de coleta de dados, a observação do funcionamento dos softwares de TA, bem como a utilização dos softwares utilização pelas estudantes, também, foram realizadas entrevistas com um professor, duas estudantes que participavam do AEE no Centro de Atendimento Especializado e seus responsáveis sobre as suas impressões acerca da funcionalidade e potencialidades desses programas. Ainda, foi construído um protocolo de observação, utilizado antes e após a introdução dos softwares na rotina de atendimento dos estudantes.   Para a realização dessa pesquisa se utilizou a técnica de triangulação, a fim de agrupar os dados que consistem em análise documental, observação com protocolo de registro, entrevista. No que diz respeito aos conteúdos levantados pela pesquisa, se utilizou a técnica de análise de conteúdo. O estudo culminou na categorização e análise dos dados obtidos nas entrevistas, identificando nove categorias principais e suas respectivas subcategorias. Também foi realizado pré-testes e pós-testes a partir do protocolo de observação como etapa metodológica estruturante. Os resultados indicaram que o uso de softwares livres de Tecnologia Assistiva (TA), potencializou e garantiu a acessibilidade às atividades propostas. Os softwares viabilizam a leitura e localização de informações na tela do computador, ao passo que, sob a orientação pedagógica do professor, também orientou o desenvolvimento de habilidades na área das Tecnologias da Informação e Comunicação. Com base nas informações coletadas e analisadas por meio de observações e da análise documental, foi elaborada uma lista de estratégias voltadas à promoção do uso de softwares de TA em ambientes educacionais. Concluiu-se por meio da análise desse contexto que o professor e sua forma de mediar é imprescindível para que os processos de ensino e aprendizagem ocorram de forma significativa e o estudante encontre território fértil para se desenvolver. O estudante enquanto sujeito que ensina, aprende e ressignifica saberes também é essencial nesse lugar de construção, assim como os responsáveis por eles participam atualmente da construção desses estudantes enquanto sujeitos, auxiliando-os também. Outro dado importante é que embora não utilizem ainda os softwares na escola regular, as estudantes percebem que ter aprendido a utilizar os softwares, bem como terem desenvolvido habilidades a partir do uso do computador, vai ajudar as estudantes a curto e longo prazo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2353091 - FERNANDA MATRIGANI MERCADO GUTIERRES DE QUEIROZ
Interno - 3269231 - RAFAEL LIMA KONS
Externa ao Programa - 2441732 - KARINA MOREIRA MENEZES - UFBAExterna à Instituição - Adriana da Paixão Santos - FURG
Notícia cadastrada em: 17/03/2025 11:37
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