AVALIAÇÃO DO SERVIÇO DE PSICOLOGIA HOSPITALAR EM UM HOSPITAL GERAL DO INTERIOR DA BAHIA
Avaliação de serviço de saúde, Avaliação da qualidade do serviço de
saúde, Psicologia Hospitalar.
A avaliação de serviços de saúde é um processo essencial para garantir a qualidade dos
serviços prestados à população. Esse processo envolve a análise de diversos aspectos,
incluindo a estrutura física das instalações, recursos humanos, processos de atendimento,
satisfação dos pacientes e os resultados em saúde. O objetivo do estudo será avaliar a
qualidade do serviço de Psicologia de um hospital geral no interior da Bahia nas dimensões
de estrutura, processos e resultado. Para a construção dos dados será realizada a técnica de
coleta de dados - grupo focal com os profissionais de Psicologia atuantes no serviço de
Psicologia de um hospital geral no interior da Bahia. Dessa maneira pretende – se analisar os
dados coletados utilizando o método de análise de conteúdo, adaptado do modelo estudado
por Bardin (2011). A avaliação qualitativa em saúde, permitirá identificar as lacunas do serviço
de Psicologia de um hospital geral no interior da Bahia e promover oportunidades de
melhoria, contribuindo assim para a evolução continua do sistema de saúde com práticas
mais eficazes e centradas no paciente. A pesquisa contará com três principais resultados,
sendo o primeiro deles um artigo resultado da coleta e descrição dos dados obtidos por meio
do grupo focal, no sentido da estrutura, dos procesos e dos resultados do serviço de
psicologia do hospital geral, o segundo um relatório com recomendações técnicas ao hospital
geral de Vitória da Conquista –Ba. E o terceiro o capitulo “I Jornada de Psicologia Hospitalar e
da Saúde do Sudoeste da Bahia ”Lutas e lutos na formação em Psicologia Hospitalar”.
Publicado no livro: Produtos tecnológicos em Psicologia da Saúde: Inovações nos Campos da
Prática. Rogers, Paulo e Manfroi, Edi (Organizadores) EDUFBA, 2024(No prelo).