Protocolo Interventivo Multimodal para Crianças Diagnosticadas Com TDAH Atendidas em Centro de Atenção Psicossocial: Elaboração e Aplicação
TDAH, Multimodal, Criança, Neurodesenvolvimento, Atenção Psicossocial
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais prevalentes na infância. Seus prejuízos na adaptação do indivíduo são significativos em vários contextos. Considerando a sua complexidade, uma variedade de diretrizes internacionais sobre avaliação e intervenção do TDAH apontam para uma abordagem multimodal, no qual constitui a combinação de modalidades de intervenções eficazes. Considerando tais diretrizes, o Centro de Assistência Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS-IA) é um espaço para implementação de um programa de intervenção multimodal. Dessa forma, o objetivo deste estudo é construir e aplicar o protocolo multimodal como proposta interventiva para o TDAH no serviço de Atenção Psicossocial CAPS-IA. Para atingir esse objetivo, será adotado um delineamento quantitativo com ensaio clínico controlado, com grupo experimental e grupo controle. Espera-se que, através desse estudo, seja construído um protocolo baseado em evidências como proposta interventiva, servindo como modelo de orientação para os profissionais que trabalham com esse público.