Banca de DEFESA: LUCAS LACERDA CAMILO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUCAS LACERDA CAMILO
DATA : 06/08/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Instituto Multidisciplinar em Saúde
TÍTULO:

Efeito de intervenções combinadas em dimensões cognitivas e comportamentais
de crianças com TDAH: um estudo de casos múltiplos


PALAVRAS-CHAVES:

TDAH; Multimodal; Criança; Neurodesenvolvimento; Atenção Psicossocial


PÁGINAS: 116
RESUMO:

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do
neurodesenvolvimento caracterizado pela presença de desatenção, hiperatividade e/ou
impulsividade que se apresentam com maior frequência e gravidade do que o observado em
indivíduos com desenvolvimento típico. Os déficits neurocognitivos associados ao TDAH
impactam negativamente a adaptação do indivíduo em diferentes contextos, resultando em
prejuízos significativos no desempenho escolar e no funcionamento adaptativo. Considerando
a heterogeneidade dos perfis neuropsicológicos e a variabilidade na manifestação dos sintomas
comportamentais, diretrizes internacionais recomendam a adoção de uma abordagem
multimodal de avaliação e intervenção, integrando diferentes modalidades terapêuticas com
eficácia comprovada. Considerando a importância da temática no contexto da prática clínica de
crianças e adolescentes, está dissertação teve como objetivo analisar os efeitos de intervenções
combinadas em crianças com diagnóstico de TDAH. O delineamento adotado foi o de estudo
de casos, utilizando linha de base múltipla, de caráter quantitativo e longitudinal, com avaliações
realizadas em diferentes momentos, visando monitorar os efeitos das intervenções. Os
participantes foram quatro crianças atendidas no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil
(CAPS-IA) do município de Vitória da Conquista – BA, as quais participaram de um programa
de Treinamento Cognitivo individual baseado no protocolo Pay Attention! (16 sessões).
Simultaneamente, quatro mães participaram de um grupo de Treinamento de Manejo
Comportamental, fundamentado no programa Disciplina Não-Coercitiva (8 encontros).
Considerando a natureza idiográfica dos dados e o tamanho reduzido dos participantes, foi
empregado o índice de não sobreposição entre fases (Nonoverlap of All Pairs – NAP) como
principal estratégia analítica. Os resultados indicaram ganhos discretos nas medidas de atenção
e memória de trabalho, além de uma leve redução nos sintomas comportamentais, conforme os
relatos parentais. Os achados ressaltam a importância de abordagens clínicas individualizadas,
capazes de contemplar a complexidade do TDAH e a diversidade de respostas às intervenções.
Além da investigação empírica, este trabalho resultou na produção de dois Produtos Técnicos
Tecnológicos (PTTs): (1) um Manual Técnico de Manejo Comportamental para Pais, destinado
a profissionais e cuidadores de crianças com TDAH, disponibilizado em formato eletrônico; e
(2) um curso de capacitação voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como a
profissionais das áreas da educação e da saúde, com foco em avaliação e intervenção em
crianças com TDAH. A proposta deste estudo está fundamentada na perspectiva da Psicologia
da Saúde, aplicada à investigação e à intervenção nos processos de desenvolvimento humano,

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com o objetivo de promover a saúde de indivíduos e populações por meio da construção de
métodos voltados à educação em saúde e ao tratamento de condições clínicas.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.386.414-** - ESTEFANEA ELIDA DA SILVA GUSMAO - UFPE
Externa à Instituição - FERNANDA DE OLIVEIRA FERREIRA - UFJF
Presidente - 1552649 - PATRICIA MARTINS DE FREITAS
Notícia cadastrada em: 30/07/2025 17:17
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