SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DE MEDICINA: A DANÇA COMO POSSIBILIDADE DE REGULAÇÃO EMOCIONAL.
Palavras chaves: esgotamento psicológico, estudantes de medicina, dança, terapia através da dança.
A síndrome de Burnout é conhecida, como fenômeno da era moderna, resultante da interação
do estresse crônico no ambiente de trabalho e características pessoais. Reconhecida em
diversas profissões, torna-se bastante frequente em profissionais e em estudantes da área da
saúde. Exaustão global, despersonalização e declínio na satisfação profissional marcam a
tríade sintomatológica da Síndrome. Objetivo: Analisar um programa de regulação emocional
para estudantes de graduação do curso de medicina, utilizando a dança como recurso
terapêutico, com o foco na prevenção e enfrentamento da Síndrome de Burnout.
Metodologia: Estudo quase-experimental, realizado em uma amostra de 176 alunos, dos
cursos de medicina da região sudoeste, que foram convidados a responder questionário online
composto por escalas das dimensões de burnout e regulação emocional, em um pré-teste. Os
Participantes com maiores escores nas escalas de burnout, e menores escores na de regulação
emocional foram convidados a participar da intervenção, baseada em técnicas de dança e
posteriormente responderam a um pós-teste, composto pelas escalas (burnout e regulação
emocional) e questões subjetivas sobre a intervenção. Resultados: foi verificado uma taxa de
10,8% de burnout entre estudantes, e uma relação positiva entre uso de estratégias
desadaptativas e a síndrome de burnout. O processo de intervenção ocorreu com um grupo
pequeno de alunos, que avaliaram o processo como significativamente positivo, considerando
a importância de implementação de medidas de suporte e cuidado para enfrentamento do
estresse acadêmico. A partir dos resultados obtidos, foi possível a criação de um relatório para
as universidades participantes, com sugestão para criação de um conjunto de ações de cuidado
em saúde mental em cursos de Medicina, com pressuposto a regulação emocional dos
discentes.