IMPLICAÇÕES SOMATICOPOLÍTICAS DOS PROCEDIMENTOS ARTÍSTICO-PEDAGÓGICOS DA PLATAFORMA PELVIKA
Dança; Pélvis; Pelvika; Somática; Processos Artístico-Pedagógicos.
A presente pesquisa, é um desdobramento teórico-prático do Projeto artístico-pedagógico Pelvika, que existe desde 2017. A pélvis é guia para reflexões sobre os caminhos de ensino e de criação em dança e, também, é a condutora de toda a pesquisa. O objetivo é reinventar narrativas e práticas que subvertem lógicas dicotômicas entre teoria e prática, arte e ensino, biografia e biopolítica. A pesquisa se apoia metodologicamente, na (auto)biografia (Josso, 2007) e na Prática como Pesquisa (Fernandes, 2014). Faz uma articulação entre os saberes da pélvis, práticas somáticas e epistemologias Exulicas, a fim de desconstruir lógicas dominantes nos estudos da dança contemporânea e revelar as raízes das epistemologias ancestrais, esvaziadas pelo colonialismo. Como produção da pesquisa, foram desenvolvidas uma série de oficinas pelvikas, em circulação entre Bahia e São Paulo; uma performance-conferência; um artigo e um ensaio.