Circo: um princípio de vida e de aprendizagens
Palavras-chave: Circo, Dança, Educação Básica, Coletividade.
RESUMO
Este documento refere-se ao Trabalho de Conclusão do Mestrado Profissional em Dança (PRODAN) da Universidade Federal da Bahia – UFBA, composto por três produções, conforme o Regimento Interno do Programa: 1) Produção Técnica apresentada no formato de um Referencial Didático Metodológico para o ensino do Circo; 2) Publicações produzidas durante o mestrado e 3) Memorial que sintetiza as experiências advindas do Mestrado Profissional em Dança e de como estas experiências colaboraram na consolidação do meu perfil profissional, apresentando reflexões dissidentes de cada um dos módulos do curso. Como metodologia de pesquisa foi feita uma investigação bibliográfica e também uma análise do campo de atuação vivenciada por mim, em contextos formais (como a Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva) e não formais de ensino (junto à Companhia de Circo Pétalas ao Vento), como uma pesquisa participante, implicada, que marca um compromisso com a sociedade. A produção técnica tem por objetivo referenciar professores de Dança/Artes ou Profissionais outros que atuem com artes do corpo, para o ensino de fundamentos e metodologias das artes circenses em contextos formais e não formais de ensino. O Referencial Didático Metodológico visa atender os aspectos estabelecidos como marco legal e referência conceitual de uma educação contemporânea, articulando a proposta com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2019); alicerçadas também pelos quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, definidos por Jacques Delors (1998) no Relatório da UNESCO e as dimensões do corpo sujeito propostas por Rangel (2014). Inspirada nos Referenciais curriculares de artes e ancorada nos documentos mencionados, apresentamos aqui a análise de fundamentos e metodologias do Circo e afirmamos que técnicas, conceitos e valores do Circo são conhecimentos, possíveis de serem tratados, em aulas de Dança/Arte, podendo desenvolver as dimensões física, psicológica, intelectual, social e formação cidadã, destacando abordagens conceituais, procedimentais e atitudinais do sujeito (COLL 1994; ZABALA 1998).