TECENDO UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL EM PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO PORTUGUÊS (L2) PARA ESTUDANTES SURDOS
Pessoa surda; Educação intercultural; Ensino do português (L2); vocabulário.
O presente Memorial de formação é fruto do trabalho de pesquisa e ação formativa no âmbito do Mestrado Profissional em Letras ( Profletras ), da Universidade Federal da Bahia - UFBA, sob a orientação da professora Dra. Lavínia Mattos. O trabalho centra-se na proposição de uma prática de ensino que oportunize a aprendizagem de vocabulário da Língua Portuguesa como segunda língua (L2), na modalidade escrita, numa abordagem intercultural, para estudantes surdos que cursam o 6º ano do Ensino Fundamental- Anos Finais, matriculados no Atendimento Educacional especializado AEE do CAS- Wilson Lins-BA. É um estudo propositivo, de base qualitativa, que nos permitiu a proposição de um material didático para a educação bilíngue de estudantes surdos em aulas de português (L2) com enfoque na interculturalidade. A fundamentação teórica desta pesquisa pautou-se na legislação brasileira atual sobre a educação de surdos, Política Nacional de Educação Especial/2008, Lei Federal n.º 10.436/2002; Decreto n.º 5.626/2005 e em autores que discutem as questões dos Letramentos e do Ensino do português como L2, como Albres (2010), Brito (2010), Brochado (2003), Dolz (2004), Fernandes (2003), Kleiman (2005), dentre outros, e dos Estudos Interculturais (Mendes, 2015). Esta pesquisa visa contribuir no processo de aprendizagem da Língua Portuguesa como L2, considerando suas especificidades linguísticas, culturais e identitárias.