A formação do professor não licenciado, os saberes docentes e a evasão escolar na Educação Profissional do IF Sertão - PE, Campus Ouricuri
Formação pedagógica complementar; evasão escolar; educação profissional e tecnológica; IF Sertão – PE Campus Ouricuri e prática docente
A evasão escolar é um problema enfrentado nos dias atuais pela comunidade acadêmica do Campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão–PE) e para além dela, em decorrência dos múltiplos fatores que produzem esse fenômeno. No presente Projeto de Intervenção, busca-se ampliar a compreensão da relação entre a evasão e a prática pedagógica dos docentes não licenciados, apontada em estudo anterior realizado em 2014, visando propor ações que altere a realidade vivenciada no Campus, em especial, ofertar um curso de formação pedagógica complementar aos respectivos docentes, potencializando a presença das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto formativo. Como subsídio para as proposições apresentadas, foi realizada uma pesquisa exploratória e documental, com o enfoque qualitativo-descritivo, com uso de questionário e entrevista semi-estruturada. O estudo possibilitou a escuta acerca dos saberes e dos "não-saberes" dos docentes não licenciados, expressos nos anseios, desejos e sonhos desses profissionais. Também resultou na identificação da demanda por mais participação na definição da própria formação, apontada pelos docentes tomados como sujeitos da pesquisa. Ao final, como síntese possível para a investigação e subsequente ação proposta nesse trabalho, aponta-se para a responsabilidade da instituição em implementar uma política de formação docente, fomentando o desenvolvimento de uma cultura de formação complementar e continuada dentro da Campus, comprometida com a permanência dos estudantes no processo formativo.