SE O EU FOSSE SUBSTITUÍDO POR NÓS: PROJETO DE INTERVENÇÃO PARA A FORMAÇÃO DOCENTE POR REDES NARRATIVAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE SALVADOR
Narrativas docentes, formação de professores, pesquisa interventiva.
A presente pesquisa do campo da formação docente toma como principal objeto as narrativas de profissionais da educação da rede municipal de ensino de Salvador a fim de intervir, colaborativamente, na maneira como acontecem os processos formativos nesta rede. As indagações sobre como são conduzidos os processos de formação continuada de professores/asem Salvador, levaram à delimitação do seguinte problema de pesquisa: Como potencializar propostas formativas que considerem as narrativas, autorias e vivências dos professores e das professoras na rede de ensino de Salvador? O objetivo é problematizar e propor a superação de modelos usuais, que reproduzem conteúdos, métodos e técnicas, sem gerar resultados significativos para os professores e suas práticas de ensino, de modo a valorizar as experiências formativas que considerem as narrativas, autorias e vivências desses profissionais. A pesquisa traz uma discussão teórica apoiada na epistemologia da experiência, dialogando teoricamente com autores como Dewey (1979), Connelly e Clandinin (2011), Larrosa (2011), Nóvoa (2022), Macedo (2021) entre outros. A proposição metodológica inclui a análise documental sobre as propostas e diretrizes de formação docente da rede municipal, levantamento bibliográfico acerca das narrativas na formação de professores, assim como a análise das narrativas dos sujeitos da pesquisa, produzidas em rodas de conversa, intituladas de rodas de conversação e unimultiplicidade, espaço-tempo no qual os colaboradores são convidados a refletir sobre o objeto e objetivo da pesquisa, em um diálogo teoricamente fundamentado, que coloque em perspectiva a construção coletiva de um projeto de intervenção. A discussão dos resultados aponta para reflexões concernentes à escuta desses sujeitos e às relações dialógico-formativas, delineando uma proposta interventiva com vistas à criação de um espaço que se converta em um espaço formativo para o compartilhamento de narrativas sobre a docência, para sistematizar as autorias pedagógicas no âmbito da sala de aula e da academia e práticas de formação que acontecem dentro e fora da escola. Um espaço com uma perspectiva colaborativa, para o compartilhamento na rede e em rede, possibilitando a troca de experiências.