“Histórias em quadrinhos: um aporte para a educação
de jovens e adultos”.
história em quadrinhos, arte educação, ensino de jovens e adultos
A história em quadrinhos é uma linguagem com potencial pedagógico como
recurso didático que já está amplamente testada, porém, há uma demanda na
educação de jovens e adultos muito específica a respeito de letramento e evasão
escolar que nós professores precisamos dar conta. Aqui verificamos o potencial
desta ferramenta para atender esta demanda. A partir da pesquisa realizada
objetivou-se investigar estas potencialidades com discentes mais experientes,
alguns inclusive idosos, e que não tem hábito de leitura. As atribuições envolvidas
nas rotinas dos discentes participantes da pesquisa não proporcionam um ambiente
favorável ao processo educativo, desta maneira, repensar a forma que acontecem é
fundamental para obtenção de êxito. Entender o que é quadrinho, fazer esta imersão
na ferramenta didática foi crucial para o resultado da pesquisa. Foram feitas oficinas
de produção de histórias em quadrinhos, e destacamos duas, uma que trabalhou a
realidade da favela a partir da vida da escritora Carolina Maria de Jesus e a segunda
sobre os 200 anos da independência do Brasil na Bahia.